metropoles.com

Sírio-Libanês: advogado que faltou à CPI tem quadro de “hipopotassemia”

Conforme boletim do hospital, Marcos Tolentino, suposto sócio oculto da Fib Bank, tem estado grave de queda de níveis de potássio no sangue

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Marcos Tolentino
1 de 1 Marcos Tolentino - Foto: Reprodução

O hospital Sírio-Libanês em São Paulo respondeu à CPI da Covid-19 no Senado, que nesta quarta-feira (1º/9) requereu informações sobre o estado de saúde do advogado Marcos Tolentino. De acordo com boletim, ele sofre de hipopotassemia grave e não tem data prevista para alta.

Esperado para depor nesta quarta, o suposto sócio oculto da Fib Bank alegou sofrer com sequelas da Covid-19 para não ir depor na comissão. Um atestado médico foi apresentado pela defesa do advogado, com a justificativa de que ele deu entrada na unidade hospitalar sofrendo “formigamentos”.

Ao final da tarde, boletim médico assinado pelo dr. Luiz Francisco Cardoso, diretor de Governança Clínica do Sírio-Libanês, e pelo dr. Ângelo Fernandez, diretor Clínico, confirma o atestado e informa que exames laboratoriais revelaram que Tolentino sofre de hipopotassemia grave – queda de potássio no sangue, o que pode causar fadiga, cãibras musculares e ritmos cardíacos anormais.

Veja a íntegra do boletim:

“O paciente Marcos Tolentino da Silva deu entrada no Pronto Atendimento (PA) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 31/08/2021, com queixas de desconforto precordial e formigamento de membros. O paciente foi internado e submetido a exames laboratoriais e de imagem.

Exames laboratoriais revelaram hipopotassemia grave (potássio de 2,6), que pode induzir arritmia cardíaca. Aplicou-se terapia de reposição endovenosa de potássio e novos exames do aparelho digestivo, cardíacos e neurológicos estão sendo feitos.

No momento, o paciente encontra-se estável. Não há previsão de alta hospitalar. O paciente é acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Dr. Luís Fernando Corrêa Zantut.

Dr. Luiz Francisco Cardoso
Diretor de Governança Clínica

Dr. Ângelo Fernandez
Diretor Clínico.”

“Vai fugir, mas vem”

Na abertura da sessão desta quarta, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), sugeriu que Tolentino, apesar de ter sido internado nesta manhã, não aparentava mal-estar na noite de terça (31/8).

“Ontem, às 22h, estava conversando normalmente com uma pessoa, que me reservo de não dar o nome, como se não tivesse absolutamente nada. Não creio que médico dará um atestado sem motivo”, disse o senador, sugerindo que a internação possa ser uma estratégia do depoente para postergar a oitiva.

“Vai fugir hoje, vai fugir amanhã, mas vem”, completou Aziz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?