metropoles.com

Sindifisco: contribuinte paga mais Imposto de Renda do que necessário

Segundo o sindicato, situação se deve à defasagem na correção da Tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física em relação à inflação oficial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Serpro
Imposto de Renda Receita Federal
1 de 1 Imposto de Renda Receita Federal - Foto: Reprodução/Serpro

Os brasileiros que contribuem com o Imposto de Renda estão pagando mais a cada ano em consequência da defasagem na correção da Tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física em relação à inflação oficial, de acordo com nota divulgada nesta terça-feira (11/1) pelo Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco) Nacional.

“A não correção da Tabela do IRPF pelo índice de inflação faz com que o contribuinte pague mais Imposto de Renda do que pagava no ano anterior”, explica o documento. Por restrições fiscais, as faixas da tabela estão sem reajuste desde 2016.

Na tabela abaixo, encontra-se a evolução dos reajustes e resíduos anuais desde 1996, revelando uma defasagem média acumulada de 134,52%. A tabela mostra que, enquanto o efeito inflacionário acumulado foi de 391,62%, as correções perfizeram 109,63%, valor acima do necessário.

Tabela IPCA - IR
Tabela IPCA – IR

Antes de 2016, a tabela teve algumas alterações, mas na maioria das vezes foi abaixo da alta dos preços. Nos últimos 25 anos, a inflação acumulada chegou a 391,62%, enquanto as correções da tabela chegaram a 109,63%.

O governo federal apresentou, em 2021, uma proposta para corrigir a faixa de isenção do IR em 31%, passando de R$ 1.903,98 para R$ 2,5 mil. O projeto integra uma reforma tributária que inclui a tributação de dividendos para compensar a perda de arrecadação. Apesar de ser aprovada na Câmara, a reforma estagnou no Senado.

Nas estimativas do Sindifisco Nacional, o reajuste total da tabela do IR traria cerca de 12 milhões de declarantes para a faixa de isenção. Dessa forma, a ação dobraria o atual número de pessoas que não pagam IR, que é de 11,14 milhões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?