metropoles.com

Sindicatos organizam protestos contra reforma da Previdência

Centrais sindicais levam em consideração greve geral, caso presidente priorize regime de capitalização no projeto a ser enviado ao Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rovena Rosa/Agência Brasi
força sindical
1 de 1 força sindical - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasi

Centrais sindicais vão se reunir nesta terça-feira (15/1), em São Paulo, para alinhar futuras mobilizações e paralisações para quando o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), encaminhar ao Congresso Nacional o projeto da reforma da Previdência.

Segundo o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, o regime de capitalização individual proposto pelo novo governo “não seria a melhor escolha” para os trabalhadores brasileiros. Ele afirmou que a entidade participou de debate sobre o assunto com especialistas em dezembro e, na avaliação dos participantes, a “experiência não seria positiva no país”. O mais indicado, na sua visão, seria a mistura a duas fórmulas: repartição e capitalização.

Gonçalves disse ainda que várias centrais tentam dialogar com o governo a questão. “Nós enviamos uma carta ao presidente por e-mail no dia 1º de janeiro. Eles receberam, mas pediram para o arquivo ser encaminhado com as assinaturas dos diretores das centrais sindicais. O trâmite seria apenas para oficializar o ato, informou.

Debates e críticas
O dirigente da Força Sindical disse que seis centrais sindicais participarão do encontro desta terça, que será sediado Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Entre elas, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Nova Central e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Na ocasião, o grupo também vai organizar a sua estratégia e abrirá espaço para dialogar com a sociedade e os trabalhadores. “Queremos saber como será a reforma (da Previdência), o salário minimo”, detalhou o representante da Força Sindical.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?