metropoles.com

Sindicatos fazem ato em frente à Caixa após morte de diretor do banco

Entidades realizaram uma manifestação em solidariedade aos familiares e colegas de Sérgio Faustino, encontrado morto no edifício sede

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bandeiras hasteadas a meio-mastro na Caixa Ecônomica, em sinal de luto a funcionário encontrado morto no prédio concurso - Metrópoles
1 de 1 Bandeiras hasteadas a meio-mastro na Caixa Ecônomica, em sinal de luto a funcionário encontrado morto no prédio concurso - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Entidades sindicais que representam bancários e funcionários da Caixa realizaram um ato público nesta quarta-feira (20/7), em solidariedade à família e aos colegas do diretor de Controles Internos e Integridade, Sérgio Ricardo Faustino Batista.

O funcionário foi encontrado morto por vigilantes do banco estatal na noite dessa terça (19/7). O caso foi revelado pela coluna de Rodrigo Rangel, do Metrópoles.

O ato foi convocado por iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), do Comitê Popular de Luta em Defesa da Caixa e do Sindicatos dos Bancários do Distrito Federal.

Foi dado um abraço simbólico ao prédio da matriz, às 13h. Segundo estimativa do Sindicato dos Bancários, cerca de 50 funcionários participaram da manifestação. Os presentes também soltaram balões de gás na cor preta, em respeito aos familiares e amigos da vítima.

Veja o vídeo da manifestação:

 

Durante o protesto, as entidades sindicais cobraram “sensibilidade da direção do banco”, além de outras providências como o fechamento e esvaziamento do Edifício Matriz, o estabelecimento de luto de três dias e uma “apuração rigorosa de todos os fatos denunciados, com garantias de proteção e acolhimento”.

O sindicato também cobra a “revogação imediata de todos os processos de reestruturação em curso e suspensão de toda nova medida, até que haja tratativas com o movimento sindical, com mudança das orientações na gestão de pessoas e demais intervenientes comprometidos a promover o respeito e a valorização dos empregados e empregadas”.

Providências

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) lamentou, nesta quarta-feira (20/7), a morte do diretor de Controles Internos e Integridade, Sérgio Ricardo Faustino Batista.

Em nota, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, afirma que acompanhará os desdobramentos do caso. “A gestão por medo de Pedro Guimarães deixou os trabalhadores doentes e a pesquisa da Fenae confirmou isso. Mesmo que a Caixa esteja implementando mudanças, nós observamos que não há nada de novo”, ressalta o representante.

Na avaliação da entidade, a Caixa “não tem muita preocupação com seu quadro de empregados, que é seu maior patrimônio”.

O banco se manifestou sobre o ocorrido, na manhã desta quarta-feira (20/7).

“A Caixa manifesta profundo pesar pelo falecimento do empregado Sérgio Ricardo Faustino Batista. Nossos sinceros sentimentos aos amigos e familiares, aos quais estamos prestando total apoio e acolhimento. O banco contribui com as apurações para confirmar as causas do ocorrido”, informou o banco.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?