Sindicato de fiscais agropecuários declara em nota apoio à Carne Fraca
A entidade reforçou que a denúncia partiu dela e que consta de processo administrativo que tramita no Ministério da Agricultura desde 2010
atualizado
Compartilhar notícia
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) informou na manhã desta sexta-feira (17/3), por meio de nota, que apoia a Operação Carne Fraca, deflagrada nesta manhã pela Polícia Federal (PF). A entidade reforçou que a denúncia partiu dela própria e que consta de processo administrativo que tramita no Ministério da Agricultura desde 2010.
“O Anffa Sindical entende que a operação está alinhada aos objetivos de auditores fiscais federais agropecuários no sentido de aprimorar a inspeção de produtos de origem animal no Brasil”, diz o texto.
O presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, ressaltou no site da entidade que a categoria se orienta “pela ética e legalidade”. “Não concordamos com desvio de conduta, sobretudo quando se trata de assuntos de segurança alimentar da população”
Deflagrada no início desta manhã, a Operação Carne Fraca envolve aproximadamente 1,1 mil policiais federais, que cumpriram 309 mandados judiciais, dos quais 27 de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 77 de condução coercitiva e 194 de busca e apreensão em residências e locais de trabalho dos investigados e em empresas supostamente ligadas ao grupo criminoso.
Segundo a PF, os agentes públicos, utilizando-se do poder fiscalizatório do cargo, mediante pagamento de propina, atuavam para facilitar a produção de alimentos adulterados, emitindo certificados sanitários sem qualquer fiscalização efetiva. Executivos de importantes companhias do setor, como JBS e BRF, estão presos.