metropoles.com

Sindicato de agências reguladoras questiona indicação na Anvisa

Questionamento é porque a decisão do presidente da Anvisa não teria respeitado uma lista tríplice para um cargo de diretoria na agência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Direção Concursos
Imagem colorida, edifício da Anvisa - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, edifício da Anvisa - Metrópoles - Foto: Reprodução / Direção Concursos

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) divulgou nota de repúdio, nesta segunda-feira (16/12), contra a indicação para uma vaga na diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A escolha do nome foi feita pelo presidente da agência, Antonio Barra Torres.

De acordo com o Sinagências, a indicação não respeitou uma lista tríplice elaborada pela Diretoria Colegiada da Anvisa. A lista foi elaborada porque não houve o apontamento direto do presidente da República para esta vaga específica. Os três nomes deveriam preencher o cargo, um de cada vez, por 18 meses, uma vez que se trata de uma espécie de mandato tampão, pois o antigo titular renunciou à vaga.

O antigo titular tinha mandato de cinco anos, válido até março de 2025, mas deixou a posição em agosto de 2023. Ele havia sido indicado ainda na gestão do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Inicialmente, os nomes dos dois primeiros indicados foram nomeados corretamente, conforme o Sinagências. No entanto, o terceiro nome, o de Fabrício Carneiro de Oliveira, não foi indicado para a posição.

Neste lugar, o presidente da Anvisa nomeou um terceiro nome que estava fora da lista tríplice elaborada pela Diretoria Colegiada da agência reguladora. A medida foi realizada por meio do decreto número 943.

O Sinagências também questiona o fato de o servidor Fabrício Carneiro de Oliveira ter sido exonerado. O sindicato promete ingressar com uma ação na Justiça contra as decisões da presidência da instituição.

O Metrópoles buscou contato com a Anvisa, mas não houve resposta até a última atualização desta reportagem. O espaço segue aberto.

Indicações de Lula

Na noite desta segunda, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, indicou 11 nomes para compor a diretoria de oito agências reguladoras do país em 2025. Os atos foram formalizados por meio de despachos publicados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Para a Anvisa, houve três indicações. São elas: Leandro Pinheiro Safatle (diretor-presidente), Daniela Marreco Cerqueira (diretora) e Diogo Penha Soares (diretor).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?