metropoles.com

Simone Tebet defende indicação de nome na Economia para “evitar ruído”

A senadora Simone Tebet (MDB) afirmou que o primeiro ministro anunciado por Lula precisa ser da área econômica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Simone Tebet - Metrópoles
1 de 1 Simone Tebet - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A senadora Simone Tebet (MDB) afirmou, nesta quinta-feira (10/11), que a indicação do responsável para o Ministério da Economia é necessária para evitar “ruídos” durante a fase de transição de governo. A ex-candidata à Presidência da República defendeu que o primeiro nome anunciado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ser o da área econômica.

“Acho que o primeiro ministro a ser anunciado pelo presidente Lula, no seu devido tempo, seja o ministro da Fazenda ou da Economia, sem dúvida nenhuma, para que o futuro ministro possa explicar a política econômica do novo governo. E explicar, muitas vezes, aquilo que o seu chefe disse num contexto político”, pontuou durante entrevista à GloboNews.

“Para explicar discurso político”, diz Tebet

Mais cedo, Lula discursou para parlamentares de 14 partidos no CCBB, sede do Gabinete de Transição, e destacou o foco do próximo governo na área social. No entanto, algumas declarações do petista desagradaram o mercado financeiro.

“Por que as pessoas são levadas a sofrer por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal nesse país?”, questionou Lula. “Por que toda hora as pessoas falam: é preciso cortar gastos; é preciso fazer superávit; é preciso fazer teto de gastos? Por que as pessoas que discutem com seriedade o teto de gastos não discutem a questão social neste país? Por que o povo pobre não está na planilha da discussão da macroeconomia? Por que que a gente têm meta de inflação, mas não tem meta de crescimento?”, disse o presidente eleito.

Após o discurso de Lula, o dia foi de nervosismo no mercado. Segundo dados preliminares, a Ibovespa fechou com queda de 3,71%, aos 109.475,49 pontos. O dólar fechou a R$ 5,40, uma alta de 4,19%.

Tebet destacou que o novo nome terá o papel de “traduzir” os discursos políticos do presidente a fim de evitar confusões: “É preciso, sim, um ministro da Economia para explicar um discurso político de um presidente da República, um governador, enfim, de uma autoridade pública pra evitar esse ruído”, finalizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?