Silvio Almeida anuncia secretária-executiva dos Direitos Humanos
Rita de Oliveira é defensora pública federal e coordena o grupo de trabalho de políticas etnorraciais da Defensoria Pública da União (DPU)
atualizado
Compartilhar notícia
O futuro ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, anunciou, nesta sexta-feira (30/12), o nome de Rita Cristina de Oliveira como secretária-executiva da pasta. A informação foi compartilhada pelo advogado nas redes sociais.
Rita de Oliveira é defensora pública federal e coordena o grupo de trabalho de políticas etnorraciais da Defensoria Pública da União (DPU). Advogada, é especialista em direito público.
Além disso, Rita foi integrante da Comissão de Juristas Negros e Negras da Câmara dos Deputados. O grupo apresentou relatório com projetos de reforma legislativa para combater o racismo institucional.
“É muito satisfatório ter nessa posição alguém que reúne, com sobras, todas as condições técnicas e políticas necessárias para conduzir os projetos do MDHC”, escreveu Silvio em publicação no Twitter.
Veja a publicação:
É com muito orgulho que anuncio o nome de Rita Cristina de Oliveira (@RitaCristinaOli) como a nova Secretária Executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania 👇🏿 (segue) pic.twitter.com/s0f06Pohjd
— Silvio Almeida (@silviolual) December 30, 2022
Comando do MDHC
Silvio Almeida será um dos 37 ministros do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se inicia no próximo domingo (1º/1).
Almeida é advogado, filósofo e professor universitário. Especialista em pautas raciais, Almeida é autor dos livros Racismo Estrutural, Sartre: Direito e Política e O Direito no Jovem Lukács: A Filosofia do Direito em História e Consciência. Doutor em filosofia, o novo ministro também preside o Instituto Luiz Gama.