metropoles.com

Silval Barbosa entrega, em delação, vídeos da propina em Mato Grosso

Os vídeos mostram políticos do estado recebendo dinheiro vivo e foram veiculados no Jornal Nacional nesta quinta-feira (24/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ed Ferreira/Estadão Conteúdo
Silval Barbosa
1 de 1 Silval Barbosa - Foto: Ed Ferreira/Estadão Conteúdo

O ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) entregou à Procuradoria-Geral da República, como forma de corroboração à sua delação premiada,  vídeos que mostram políticos do estado recebendo dinheiro vivo. As informações da repórter Camila Bomfim, da TV Globo, foram veiculadas no Jornal Nacional nesta quinta-feira (24/8).

O ex-governador alega que as gravações foram feitas pelo então chefe de gabinete Silvio Cesar. De acordo com Silval, ele era o funcionário responsável por entregar os valores. O dinheiro, segundo o ex-governador, era de esquemas de propina no estado.

A delação premiada de Silval Barbosa foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 9. Entre os políticos flagrados nas imagens estão o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), que chegou a colocar tantas notas em seus bolsos que parte delas caiu no chão. O vídeo mostra Emanuel agachando-se para juntar as cédulas espalhadas.

O deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) aparece nas imagens às quais a Rede Globo teve acesso recebendo o dinheiro em uma caixa de papelão. O então deputado estadual Hermínio Barreto (PR) é flagrado com os maços em uma mala.

A atual prefeita de Juara (MT), Luciane Bezerra (PSB) também pode ser identificada no vídeo levando o dinheiro na bolsa. O ex-deputado estadual Alexandre César (PT) aparece levando notas em uma mochila.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, afirmou ao Jornal Nacional que não fez nada ilícito e que vai comprovar isso na Justiça. O parlamentar afirmou à Rede Globo que a esposa dele, Luciane Bezerra, prefeita de Juara, recebeu dinheiro para quitar dívidas de campanha eleitoral. O advogado de Silvio Cesar afirmou ao JN que não pode comentar porque a delação está sob sigilo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?