metropoles.com

Sidônio fortalece “república baiana” e PT do Nordeste no governo Lula

Novo chefe da Secom de Lula, Sidônio é ligado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, e ao líder do governo no Senado, Jaques Wagner

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida mostra Jerônimo Rodrigues, Sidônio Palmeira, Rui Costa e Jaques Wagner - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Jerônimo Rodrigues, Sidônio Palmeira, Rui Costa e Jaques Wagner - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p>

A chegada de Sidônio Palmeira à chefia da Secretaria de Comunicação Social (Secom) fortalece a “república baiana” e o poder da ala nordestina do PT dentro do governo Lula. O marqueteiro tomou posse nesta terça-feira (14/1) no Planalto, e ao seu lado, além do presidente, estavam três políticos importantes da Bahia: o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro da Casa Civil e ex-governador, Rui Costa, além do líder do governo no Senado e também ex-governador, Jaques Wagner.

Entenda a troca de comando na Secom:

  • Lula trocou o comando da Secom: saiu o gaúcho Paulo Pimenta e entrou o baiano Sidônio Palmeira.
  • Sidônio Palmeira participou como marqueteiro da campanha de Lula à Presidência da República em 2022.
  • No governo Lula e no PT, há uma rivalidade interna entre os petistas do eixo Sul-Sudeste, que amargaram derrotas eleitorais e possuem mais resistência à alianças com partidos do centrão, e a ala do Nordeste, que ganhou espaço após vitórias eleitorais.
  • Entrada do marqueteiro no governo fortalece ala do Nordeste e “república baiana”.

Sidônio foi marqueteiro da deputada Lídice da Mata (PSB) em 1992, quando ela se tornou a primeira prefeita de Salvador. Em 2006, elegeu Jaques Wagner como governador. Em 2014, levou Rui Costa à vitória em primeiro turno para o Governo, apesar de o atual ministro da Casa Civil ser relativamente desconhecido no estado naquela ocasião. Ou seja, os 18 anos de governo do PT na Bahia possuem a digital do publicitário.

Em 2022, ele fez a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva.

6 imagens
O novo ministro da Secom, Sidônio Palmeiras, com o antigo ocupante do cargo, Paulo Pimenta
 Marqueteiro Sidônio Palmeira vai se reunir com Wellington Dias

No governo Lula e no PT, há uma rivalidade interna entre os petistas do eixo Sul-Sudeste, que amargaram derrotas eleitorais e possuem mais resistência à alianças com partidos do centrão, e a ala do Nordeste, que ganhou espaço após vitórias eleitorais. No Planalto, a troca de Paulo Pimenta por Sidônio fortalece esse segundo grupo.

A partir desta terça-feira, entre os ministros palacianos, só um não será nordestino: Alexandre Padilha, que comanda a Secretaria de Relações Institucionais e é deputado eleito por São Paulo. Os baianos Rui Costa e Sidônio fecham a trinca nordestina no Planalto com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo, ex-deputado por Sergipe que foi tesoureiro da campanha de Lula em 2022.

Esse fortalecimento da “república baiana” e da ala nordestina do PT também deve refletir na eleição para a presidência do partido do presidente Lula, que deve acontecer até julho deste ano. O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, era visto como favorito, mas uma ala da legenda defende o líder do governo na Câmara, José Guimarães (CE), para o comando da sigla.

Guimarães vem de um estado governado pelo PT desde 2015 e onde a sigla derrotou o bolsonarismo na eleição municipal de 2024, com uma vitória de Evandro Leitão sobre André Fernandes (PL) m Fortaleza. Essa foi a única capital que a legenda levou no pleito do ano passado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?