Shows e comida farta: festas aquecem páreo pela sucessão de Lira
Pré-candidatos à presidência da Câmara reuniram políticos em comemorações em meio às negociações da reforma tributária
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio a uma semana de intensas negociações para votar a regulamentação da reforma tributária, duas grandes festas promovidas por líderes influentes da Câmara dos Deputados também movimentaram o cenário político em Brasília. Apesar de terem a comemoração de aniversários como mote, ambas aqueceram o páreo pela sucessão de Lira.
A primeira, na terça-feira (9/7), teve como anfitrião Antonio Brito (PSD-BA), líder do Partido Social Democrático (PSD). A festa comemorou os aniversariantes da sigla do mês de julho: os deputados Gabriel Nunes (BA), Gilberto Nascimento (SP), Ismael Alexandrino (GO), Ismael dos Santos (SC), Junior Ferrari (PA), Otto Alencar Filho (BA), Reinhold (PR) e Stephanes Jr (PR).
O evento foi realizado na unidade do restaurante Coco Bambu, à beira do Lago Paranoá, área nobre de Brasília. O menu principal incluiu carne ao molho madeira, camarão mediterrâneo, ravioli de mussarela de búfala ao molho sugo, tilápia, arroz e salada. De sobremesa, queijadinha e sorvetes de açaí e castanha do Pará.
A festa reuniu ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como Luiz Marinho (do Trabalho), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), André Fufuca (Esportes), Jader Barbalho (Cidades), Alexandre Silveira (Minas e Energia), José Múcio (Defesa) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública).
O presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, marcou presença e aproveitou para conversar com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), como mostrou a coluna Igor Gadelha, do Metrópoles. O presidente do partido de Brito, Gilberto Kassab, também estava presente.
Parlamentares de diferentes espectros políticos confraternizaram ao som do show do sambista Dudu Nobre. A dupla sertaneja Enzo e Rafael e a cantora Gil da banda Beijo também se apresentaram.
Entre os congressistas, marcaram presença nomes como Túlio Gadêlha (Rede-PE), Dr Luizinho (PP-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Odair Cunha (PT-MG), Julia Zanatta (PL-SC), Benedita da Silva (PT-RJ), Delegado Caveira (PL-PA), Eder Mauro (PL-PA), Ricardo Salles (PL-SP), Altineu Côrtes (PL-RJ), Adriana Ventura (Novo-SP) e Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso.
Churrascada em mansão
Já na quarta-feira (10/7), o líder do União Brasil, Elmar Nascimento, comemorou o aniversário de 54 anos com uma churrascada na mansão do deputado Waldemar Oliveira (Avante-PE) no Lago Sul, também área nobre da capital federal. A principal atração foi a banda baiana Timbalada.
As presenças do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, chamaram atenção. Do primeiro escalão do governo federal, também compareceram ministros como André Fufuca (Esportes), Juscelino Filho (Comunicações), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Jader Barbalho (Cidades), Waldez Goes (Integração Nacional), Celso Sabino (Turismo) e Luiz Marinho (Trabalho).
Amigo de Elmar, Lira chegou à festa depois de concluir a votação da regulamentação da reforma tributária, assim como o próprio aniversariante. O presidente da Câmara cumprimentou brevemente o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha, desafeto pessoal e com quem não se reúne mais para articulação política entre os poderes.
A governadora em exercício do Distrito Federal Celina Leão (PP) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), marcaram presença, assim como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha com a filha, a deputada Dani Cunha (União-RJ).
Parlamentares dos mais diversos partidos foram convidados. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), celebrava com aliados após conquistar a inclusão das carnes na cesta básica isenta de tributação na reforma tributária.
Compareceram ao aniversário nomes como Sergio (União-PR) e Rosângela Moro (União-SP), Julia Zanatta (PL-SC), Jorge Seif (PL-SC), o líder da oposição Filipe Barros (PL-PR), Beto Faro (PT-PA), Dayana Santos (PCdoB-RS), Pedro Campos (PSB-PE), Duda Salabert (PDT-MG), Felipe Carreras (PSB-PE) e Zeca Dirceu (PT-PR).