metropoles.com

Setor de eventos pede retomada e reclama: “Rótulo injusto de sermos um risco”

O segmento está há 18 meses paralisado por causa da pandemia. Associação diz que mais de 450 mil empregos foram afetados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles
Brasília (DF), 31/08/2019. Na Praia. Shows de Matheus e Kauan e Harmonia do Samba. Foto: Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 31/08/2019. Na Praia. Shows de Matheus e Kauan e Harmonia do Samba. Foto: Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles - Foto: Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

A Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape) divulgou, nesta segunda-feira (20/9), um manifesto exigindo um posicionamento dos poderes públicos em relação ao segmento. “Não aceitamos o rótulo injusto de sermos um risco para a sociedade neste momento”, diz a nota. A entidade afirma que mais de 450 mil empregos foram afetados.

O documento exige, também, isonomia no tratamento dispensado a outros setores. “É injusto e desproporcional exigir do segmento a realização de eventos-teste. Outros setores com grande fluxo de pessoas, como shoppings e a aviação comercial, não tiveram que seguir a mesma exigência e já retomaram as atividades”, aponta o texto.

A Abrape pede o retorno das atividades no “formato tradicional”, seguindo protocolos de segurança sanitária. “Queremos que governos parem de usar o nosso setor como muleta para mostrar serviço e prestar contas”, destaca.

A associação destaca: “Esta carta tem um tom de cansaço e de indignação. Completamos exatos 18 meses paralisados”.

O setor pede ainda a retomada baseada nas campanhas de vacinação que “avançam e exemplos bem-sucedidos empreendidos em outros países demonstram que é possível retomar as atividades no modelo tradicional. É a ciência que nos garante condições seguras de enfrentar a retomada, inclusive diante de variantes que poderão aparecer”, diz.

Nesta segunda-feira (20/9), o Ministério da Saúde divulgou que 50% da população brasileira adulta, estimada em 158 milhões de pessoas, completou o esquema vacinal com as duas doses ou a dose única da vacina Covid-19. O número corresponde a 80,5 milhões de brasileiros.

A Abrape também solicita uma posição dos poderes públicos pela:

1) retomada integral, sem restrições, para público 100% imunizado dos eventos em todos os seus formatos.

2) isonomia no tratamento dispensado a outros setores. Formatos similares a outros segmentos já liberados em atividade devem ser autorizados imediatamente.

“Queremos liberdade para trabalhar, isonomia no tratamento para retomarmos as atividades, o justo. Há décadas que o país reconhece o potencial social e econômico dos eventos, mas a prática ainda está longe do que pressupõe a teoria”, finaliza a nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?