metropoles.com

Setembro Amarelo: Aparecida realiza eventos de prevenção ao suicídio

A mobilização para o Setembro Amarelo se estende até o fim do mês em diversos pontos da cidade com foco no lema “Se precisar, peça ajuda!”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
goias setembro amarelo
1 de 1 goias setembro amarelo - Foto: Divulgação

Goiânia – Em alusão ao Setembro Amarelo, movimento de sensibilização sobre a prevenção do suicídio, a coordenação de Saúde Mental de Aparecida de Goiânia, município na região metropolitana da capital goiana, promove, até o fim deste mês, uma série de eventos educativos na região, em locais como unidades da rede e no Clube do Sindsaúde. A mobilização é destinada à toda a comunidade, especialmente para os usuários e seus familiares.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães destaca a importância da iniciativa: “Precisamos debater, de maneira científica e humanitária, a prevenção e os cuidados relativos ao suicídio. Ele ainda é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Em Aparecida, nossos profissionais estão sempre em alerta quanto a esse tema e trabalham o ano inteiro também para sensibilizar, acolher e ajudar as pessoas. ”

A coordenadora de Saúde Mental de Aparecida, Eurides Pinho, informa que, em 2023, o lema da mobilização nacional é “Se precisar, peça ajuda!”.

Nesse sentido, ela enfatiza que “dizemos sempre aos usuários dos nossos serviços que eles não estão sozinhos, temos equipes capacitadas à disposição para acolher e cuidar. Trabalhamos acolhendo e orientando as pessoas sobre as angústias, sinais e sintomas do adoecimento mental que podem acometer a qualquer um de nós. No Setembro Amarelo ampliamos esse esforço permanente para destacar as estratégias de cuidado em Saúde Mental e os locais onde procurar ajuda, além de sensibilizar a sociedade sobre a prevenção contra o suicídio”.

Confira a programação do Setembro Amarelo na rede de Saúde Mental em Aparecida

CAPS AD III CRIARTE VIDA 24h

Evento aberto para a comunidade

(Avenida Major Manoel Augusto Silva Brandão, APM 05, Setor Veiga Jardim III: A unidade oferece acompanhamento a adultos com uso e abuso de múltiplas drogas e a suas famílias)

13/09: Palestra com assistentes sociais sobre “Despertar para vida”

18/09: Passeata e palestras de psicologia

26/09: Gincana Amarela com professor Cairo de educação física e a fisioterapeuta Ludmilla

CAPS INFANTO-JUVENIL ALEGRIA

Evento aberto para a comunidade

(Rua 29, quadra 85 A, lote 13, Setor Vila Brasília: O CAPSi atende crianças e adolescentes (3 a 18 anos) com transtornos mentais tais como autismo, psicoses, ideação suicida, depressão, automutilação e alterações de comportamento. Funciona de segunda à sexta das 7h às 19h)

11/09: Rodas de conversa às 9h e às 14h30 sobre “Vamos Falar de Saúde Mental”

12/09: Rodas de conversa às 9h e às 14h30 sobre “As Emoções e Seus Reflexos na Saúde”

13/09: Rodas de conversa às 9h e às 14h30 sobre “A Influência das Tecnologias na Saúde Mental”

14/09: Rodas de conversa às 9h e às 14h30 sobre “A saúde no Contexto Biopsicossocial”

15/09: Rodas de conversa às 9h e às 14h30 sobre “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”

Clube do Sindsaúde

(Rua 26, número 521, Jardim Santo Antônio, Goiânia)

Evento para usuários, familiares e responsáveis

21/09: Dia “D” do Setembro Amarelo das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30 com práticas integrativas e complementares em parceria com o Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (CREMIC)

26/09: “Cuidando de Quem Cuida”, dia de promoção do cuidado à equipe dos CAPS em parceria com o CREMIC

CAPS AD III INFANTO-JUVENIL 24h

(Rua A-2 c/ A-3, quadra 05, APM 3, Residencial Anhambi: O CAPS atende crianças e adolescentes até 18 anos com uso e abuso de múltiplas drogas, com comportamento de risco e vulnerabilidades em decorrência do uso. A unidade funciona 24h incluindo finais de semana. Não é necessário agendar o primeiro acolhimento, mas este deve ser feito até às 19h)

19/09: Palestra às 14h no auditório do CAPS com grupo de pais sobre “Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida”

CAPS BEM ME QUER 24h

(Rua A 2, quadra 4, APM 1, Residencial Anhambi: A unidade atende pessoas com mais de 18 anos com transtornos mentais graves e persistentes e faz acompanhamento familiar. Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento 24h, incluindo finais de semana)

20/09: Palestra às 9h sobre “Setembro Amarelo: A Importância de Cuidar da Saúde Mental” com a médica Ana Paula.

NÚCLEO DE CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL

(Rua Caragoata c/ Uberaba, quadra 115, lote 14, Setor dos Afonsos: Centro interdisciplinar de atendimento em psicologia, psiquiatria e assistência social (Acima de 15 anos). Atendimento de segunda à sexta das 7h às 17h com agendamento prévio mediante encaminhamento)

De segunda à sexta durante todo o mês de setembro: Palestras na sala de espera da unidade sobre “Informando para Prevenir” com a assistente social Luciene

Todas as quintas de setembro: Palestras na sala de espera sobre “Cuidando do Cuidador – Informações à Prevenção ao Suicídio” com a assistente social Brenda.

Números de alerta

Segundo dados da Campanha Setembro Amarelo, realizada nacionalmente desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV), no País são registrados, em média, 14 mil casos de suicídio anualmente, o que corresponde a cerca de 38 por dia. Entre pessoas de 15 a 29 anos, essa é a quarta principal causa de mortes no Brasil. Já a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alerta para o fato de que a América é a única região do mundo em que a mortalidade por suicídio está em crescimento desde o ano 2000. Dados de uma pesquisa nas Américas revelam que as altas taxas de suicídio estão relacionadas a condições de escolaridade, renda e acesso à saúde.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?