metropoles.com

Servidores que tiveram contato com Queiroga no Brasil serão testados

Ministro viajou de Brasília a Nova York, nos EUA, na manhã de domingo (19/9), após realizar teste RT PCR e ter resultado negativo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, fala com à imprensa sobre a saída do governo 5
1 de 1 Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, fala com à imprensa sobre a saída do governo 5 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério da Saúde orientou servidores da pasta que tiveram contato com o ministro Marcelo Queiroga a realizarem teste para detecção do coronavírus.

O ministro embarcou em Brasília, com destino a Nova York, nos Estados Unidos (EUA), na manhã de domingo (19/9), após realizar teste RT PCR e ter resultado negativo. Na noite de terça-feira (21/9), ele testou positivo para o vírus, antes de retornar ao Brasil.

Queiroga esteve com servidores da pasta nos dias anteriores à viagem. Na quinta-feira (16/9), o ministro foi a Natal (RN) para lançar o Plano Nacional de Expansão da Testagem para o novo coronavírus, acompanhado de funcionários do órgão federal. O cardiologista ficou na cidade até o fim da tarde de sexta-feira (17/9).

Procurado pelo Metrópoles, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, ressaltou que toda a comitiva que embarcou com Queiroga para Natal será testada. Os exames serão realizados apenas por precaução, já que o ministro foi para Nova York com resultado negativo e, em teoria, não estava transmitindo o vírus.

Na manhã desta quarta, interlocutores informaram ao colunista Igor Gadelha que Queiroga está com sintomas leves da Covid-19. O ministro apresentou estado “febril” e precisou tomar remédios para regular a temperatura corporal.

Ainda nesta manhã, Queiroga contou à coluna que foi avisado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro do resultado positivo e anunciou que cumprirá a quarentena de 14 dias no hotel onde estava hospedado na cidade.

3 imagens
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
1 de 3

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 3

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Igo Estrela/Metrópoles

Diagnosticado horas antes do retorno previsto ao Brasil, o ministro da Saúde estava assintomático até a noite de terça-feira (21/9). Ele cumprirá quarentena no hotel em que já estava hospedado em Nova York.

É o segundo caso de infecção pela doença na comitiva de Jair Bolsonaro, que viajou para a 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. A primeira ocorrência foi a contaminação do diplomata que preparou a viagem brasileira à ONU.

Na manhã desta quarta, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que toda a comitiva realize quarentena de 14 dias após desembarcar em território brasileiro.

A agência reguladora enviou ofício à Casa Civil da Presidência da República, pontuando que a situação deve ser objeto de apreciação imediata pelo órgão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?