metropoles.com

Servidores protestam contra permanência de ministro da Transparência

Fabiano Silveira foi garantido no cargo mesmo depois de gravações criticando a Operação Lava Jato. Servidores prometem não ceder até a exoneração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
cgu
1 de 1 cgu - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Na tarde desta segunda-feira (30/5), cerca de 500 servidores do Ministério da Transparência Fiscalização e Controle fizeram um protesto na frente da Praça dos Três Poderes, na Esplanada, no Distrito Federal. Pela manhã, os mesmos servidores já haviam protestado contra o atual ministro da pasta, Fabiano Silveira, que foi pego em gravações telefônicas criticando a operação Lava Jato e até dando dicas para investigados de como agir perante acusações de desvio de recursos da Petrobras.

No fim do dia, os protestos se agravaram porque o Palácio do Planalto confirmou a permanência de Fabiano Silveira, apesar das denúncias. “Nós descemos andando lá da antiga CGU (Controladoria Geral da União) até aqui gritando contra esse ministro. Nós queremos ainda a volta da CGU como ela era e, principalmente, a saída do Fabiano”, declarou o servidor Guilherme Fontoura.

Michael Melo/Metrópoles
Presidente do Sindicato acha um absurdo a permanência o ministro

Em entrevista, o presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon), Rudinei Marques, contou que vários servidores entregaram seus cargos e outros pretendem fazer o mesmo. “Eles afirmam que não vão trabalhar sob o comando do Fabiano. Nós estamos mais revoltados ainda depois da confirmação de que vão manter esse ministro aí no cargo. Isso é insustentável. Como alguém que fez ingerências junto aos órgãos públicos pode ficar à frente do principal órgão de combate à corrupção?”, questionou.

Entenda o caso
Em novas gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e exibidas neste domingo pelo Fantástico, da TV Globo, Silveira participa de reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e Machado. Na conversa gravada, o ministro faz críticas à Operação Lava Jato, além de orientar Renan sobre formas de enfrentar as investigações.

Com informações da Agência Estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?