metropoles.com

Servidores do sistema penal aprovam intervenção

O apoio, porém, é condicionado à valorização dos profissionais que já atuam nas penitenciárias.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO
Tropas já patrulham ruas do Rio, incluindo entorno do Palácio Guanabara
1 de 1 Tropas já patrulham ruas do Rio, incluindo entorno do Palácio Guanabara - Foto: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO

Os servidores do sistema penal do Rio de Janeiro se posicionaram favoravelmente à intervenção federal na Segurança Pública do Estado anunciada nessa sexta-feira (16/2), pelo governo federal. O apoio, porém, é condicionado à valorização dos profissionais que já atuam nas penitenciárias.

Em comunicado, o sindicato que representa esse grupo de funcionários públicos, o Sindisistema Penal RJ, afirmou que, embora aceite a intervenção, vai atuar para frustrar interferências que possam gerar conflitos.

Ainda acrescentou que os profissionais contratados pelo Estado não vão acatar “caprichos e vaidades” dos interventores e garantiram que vão dar todas as informações pedidas pelas forças armadas, desde que os militares demonstrem estar comprometidos com o “respeito e valorização dos inspetores penitenciários”.

O sindicato também ressaltou os problemas estruturais nas prisões, como superlotações e o quadro reduzido de trabalhadores “A crise tão propagandeada de que o sistema penitenciário tornou-se o ‘escritório do crime’ não pode ser imputada aos inspetores penitenciários, pois estes vêm demonstrando um nível de controle das unidades prisionais acima da média, se comparado a outros entes federados”, afirma.

Os servidores públicos do sistema penal creditam a crise na segurança do Rio à “omissão do Estado brasileiro para com o sistema” e afirmam que não serão “subservientes a caprichos ou vaidades que nos imponham responsabilidade” pelos problemas do sistema penal.

No comunicado, reivindicam o pagamento do 13º salário de 2017 e de promoções e autorizações para o uso de alguns armamentos permitidos a outras forças de segurança, como os de calibre 9 mm, além da convocação de aprovados nos concursos de 2003, 2006 e 2012. “Que a intervenção venha de forma positiva e com a valorização de todos os profissionais”, traz o comunicado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?