metropoles.com

Servidores do Inmet decidem paralisar atividades nesta quarta (30/10)

Técnicos do órgão reivindicam melhores condições de trabalho e questionam o orçamento reduzido. Instituto completará 115 anos em novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
imagem colorida de inmet
1 de 1 imagem colorida de inmet - Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Servidores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de sete estados mais Distrito Federal vão paralisar as atividades nesta quarta-feira (30/10), como forma de protesto contra o desmonte vivenciado pelo órgão ao longo dos anos. O instituto completará 115 anos no próximo mês.

Farão parte da paralisação, além de servidores do DF, representantes dos seguintes estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas, Rio Grande do Sul e Pernambuco. O Dia Nacional de Paralisação foi aprovado em reunião ampliada no dia 18 de outubro.

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) diz ter levado ao conhecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ao qual o Inmet é vinculado, as condições de trabalho enfrentadas pelos servidores, além de pautar a necessidade de reestruturação e correção de distorções das carreiras do órgão.

A direção da confederação elaborou o manifesto, intitulado “Quem responderá pelo apagão climático no Brasil?”, e o entregou ao secretário-executivo do ministério. O texto menciona que o instituto completará 115 anos em 17 de novembro e, justo neste ano, foi contemplado com o menor orçamento anual de sua história.

“Cerca de 25% do valor necessário para o correto funcionamento da instituição. Fato que ocasionou a paralisação de diversos serviços, entre eles, o monitoramento meteorológico, o atendimento ao público e aos veículos de comunicação”, aponta o manifesto.

Manifestações nos estados

Os servidores dos estados que vão participar da paralisação farão manifestações e atividades de protesto durante esta quarta-feira, com o intuito de chamar atenção para o caso.

Entre as pautas do Dia Nacional de Paralisação, estão: suspensão das demissões de trabalhadores terceirizados, melhores condições de trabalho, enquadramento dos servidores do Inmet na carreira de Ciência e Tecnologia e abertura de diálogo institucional para reestruturação do órgão.

A Condsef solicitou audiência com o Mapa para tratar do assunto. O pedido foi enviado, também, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?