metropoles.com

Servidores do BC, em greve, falam de interrupção parcial do Pix

De acordo com o Sinal, a paralisação tem adesão de 60% da categoria. A greve pode afetar serviços do Pix e de impressão de moeda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Banco Central
1 de 1 Banco Central - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em greve desde o dia 1º de abril, os servidores do Banco Central prometem intensificar a paralisação, caso não haja proposta oficial de reajuste. De acordo com informações do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), o movimento trouxe o primeiro resultado: “Somente com a greve acontecendo é que obtivemos a primeira reunião oficial com o governo. Está marcada para terça-feira (5/4), às 10h30″, afirmou o presidente do Sinal, Fábio Faiad.

Conforme nota oficial da categoria, se não houver proposta oficial do governo para aumento salarial, haverá manutenção e intensificação da greve.

“O Pix e outras atividades do BC não se encontram dentro do escopo da lei dos serviços essenciais. Portanto, a greve poderá interromper parcialmente o Pix e a distribuição de moedas e cédulas. E poderá interromper, parcial ou totalmente, a divulgação do boletim Focus e de diversas Taxas, o monitoramento e a manutenção do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e da mesa de operações do Demab, o atendimento ao público e outras atividades”, informou o sindicato por meio de nota.

A greve se dá por tempo indeterminado. Até o momento, tem adesão de 60% da categoria. Os servidores pedem reajuste de 26,3% e reestruturação da carreira de analista.

Até então, cerca de 725 servidores do BC entregaram suas comissões devido a insatisfações salarial e políticas. De acordo com o Sinal, as publicações desses atos não saíram no Diário Oficial da União “porque a direção do BC decidiu tentar ‘segurar’ as portarias”, disse o Sinal em nota.

O sindicato diz que vai cobrar da direção do BC a efetivação das portarias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?