metropoles.com

Servidores de agências encerram ação coordenada em aeroportos

Ação coordenada em portos e aeroportos do país foi encerrada nesta quinta (25/7), mas ações pontuais e a Operação Valoriza Regulação seguem

atualizado

Compartilhar notícia

Sinagências
Ato-Sinagências
1 de 1 Ato-Sinagências - Foto: Sinagências

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) informou que encerra nesta quinta-feira (25/7) a ação coordenada em portos e aeroportos em todo o país, mas ações pontuais e a Operação Valoriza Regulação prosseguem. Também segue mantida a paralisação marcada para os dias 31 de julho e 1º de agosto.

A ação coordenada, iniciada na última terça-feira (23/7), impactou toda a malha aérea do país. De acordo com o Sinagências, o objetivo era chamar a atenção da população sobre a importância das agências reguladoras e pressionar o governo por uma melhor proposta de reajuste para a categoria.

Na quarta (24/7), o governo informou o agendamento de reunião de negociação com os servidores das agências reguladoras na próxima segunda-feira (29/7).

2 imagens
Caixões representam, segundo eles, o momento atual de esvaziamento e desvalorização das agências
reguladoras
1 de 2

Servidores de agências reguladoras fazem, na tarde desta quinta-feira (11/7), um protesto em Brasília apelidado de “Velório da regulação”

Douglas Neris/Divulgação Sinagências
2 de 2

Caixões representam, segundo eles, o momento atual de esvaziamento e desvalorização das agências reguladoras

Douglas Neris/Divulgação Sinagências

Os servidores rejeitaram a última proposta apresentada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). As condições eram um reajuste de 21,4% para os cargos da carreira e até 13,4% para o Plano Especial de Cargos. Este último seria divido em duas etapas, com a primeira para janeiro de 2025 e abril de 2026.

O sindicato dos servidores argumenta que o valor apresentado até o momento é insuficiente. Eles afirmam que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) foi de 45,35% de janeiro de 2017 a junho de 2024. Esta proposta foi rejeitada por 99% dos presentes em uma assembleia, conforme o Sinagências.

Durante o encontro da próxima segunda, servidores lotados em 11 agências reguladoras vão se aglomerar na porta do MGI para pressionar por uma solução para o impasse.

“Esperamos receber uma proposta que garanta a valorização da regulação federal como um todo, contemplando todos os servidores da categoria. Uma proposta que corrija as distorções perante outras categorias do funcionalismo que têm salários mais atrativos para desempenhar funções semelhantes”, afirmou o sindicato em um comunicado divulgado à imprensa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?