metropoles.com

Servidora é afastada após fingir aplicar vacina de Covid-19 em idosa. Veja vídeo

Imagens mostram o momento em que a profissional de saúde coloca a agulha no braço da idosa, mas não injeta o líquido, em Maceió

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Vacina contra o coronavírus
1 de 1 Vacina contra o coronavírus - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

O que parecia ser um “marco histórico” para a família de uma idosa de 97 anos, moradora de Maceió (AL), se tornou motivo de imensa indignação. A avó da advogada Andréa Lira Maranhão foi levada para tomar a vacina de Covid-19 nesta quinta-feira (28/1), após mais de 10 meses em isolamento. Mas, em pouco tempo, a comemoração pela imunização deu lugar ao sentimento de revolta. Isso porque a profissional de saúde responsável pela aplicação do imunizante apenas colocou a agulha no braço da paciente, mas não injetou o líquido.

A servidora foi afastada do cargo pela prefeitura da capital alagoana.

Segundo Andréa, a avó sempre teve uma vida muito ativa, mas, por causa da pandemia, teve que ficar em casa, seguindo as medidas sanitárias implementadas contra o novo coronavírus. Animados com a liberação do início da vacinação do grupo prioritário em Maceió – pessoas acima dos 85 anos –, nesta quinta, os familiares decidiram levar a idosa para ser imunizada.

Por causa da grande movimentação nos postos de vacinação, a família só conseguiu que ela fosse atendida no terceiro lugar em que foram. Até então, parecia que tudo estava correndo bem, mas o desespero apareceu quando os familiares viram o vídeo do momento em que a idosa “foi vacinada”.

Nas imagens, feitas pela cuidadora da idosa, é possível ver o momento em que a profissional de saúde insere a ponta da agulha, mas rapidamente retira a seringa, sem que o líquido fosse injetado. Perplexa com o que viu, Andréa decidiu exigir explicações e pediu que a avó fosse imunizada de verdade.

“A cuidadora filmou e, quando mandou o vídeo comemorando, percebemos que a injeção não havia sido aplicada. A gente ficou indignado. As autoridades estão tomando conhecimento”, disse a neta.

Veja o vídeo:

Erro

Segundo Andréa, a coordenadora da equipe que atua no local em que a avó “recebeu a vacina” reconheceu que houve um erro e, depois disso, ela própria injetou o imunizante na idosa – dessa vez, de forma correta. “Esse trabalho não é festa. É para proteger as pessoas mais fragilizadas. E se ela viesse a falecer?”, desabafa a advogada.

A intenção da família, de acordo com Andréa, é divulgar a situação para que as pessoas que acompanham os idosos e também os profissionais de saúde que aplicam as vacinas tomem mais cuidado. Isso porque, caso a pessoa receba o imunizante de forma incorreta e ache que está protegida, pode contrair a doença sem saber.

“Isso serve como um alerta para todos. Mesmo que seja um erro, o que a gente quer é mostrar que tem que ter o cuidado”, finalizou Andréa.

Afastamento

Em nota, a Prefeitura de Maceió disse que “tomou ciência com indignação” do caso da servidora que, ao aplicar uma vacina em uma idosa, não injetou o imunizante. “Trata-se de um caso isolado. Assim que foi notificado, uma equipe da saúde realizou imediatamente a vacina na idosa”, diz o texto.

A prefeitura ainda informou que foram determinados o afastamento da profissional envolvida e a abertura de processo administrativo para investigação do caso. Além disso, o Ministério Público estadual foi acionado para investigar o episódio.

“A prefeitura vai ampliar a fiscalização e vai mudar o protocolo de vacinação. O profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento. Juntos, vamos vencer a Covid-19”, finaliza a nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?