Servidor de hospital no ES morre por Covid-19 à espera de UTI
Paulo César Leandro, de 65 anos, morreu em uma ambulância enquanto esperava por uma vaga em um leito de UTI
atualizado
Compartilhar notícia
Servidor do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória (ES), Paulo César Leandro, de 65 anos, morreu nessa segunda-feira (5/4) vítima de complicações da Covid-19, enquanto esperava por um leito em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo publicação no Facebook do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Espírito Santo (SindSaúde-ES), Paulo morreu dentro de uma ambulância a espera por um leito, sem ser atendido, por conta da superlotação no sistema de saúde.
O sindicato afirma ele contraiu o coronavírus no próprio ambiente de trabalho.
“A morte de Paulo César é mais um fato triste nessa tragédia que estamos vivenciando, mas também é um alerta para que as pessoas percebam a gravidade do momento e a necessidade de se manter o isolamento social. O atendimento pode ser a diferença entre a vida e a morte para quem apresenta os sintomas graves da Covid-19”, desabafou o sindicato.
SERVIDOR DO HOSPITAL INFANTIL MORRE A ESPERA DE VAGA PARA TRATAR DA COVID19
O Servidor do Hospital Infantil Nossa…Publicado por Sindsaúde-ES em Segunda-feira, 5 de abril de 2021
Secretaria lamenta
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde lamentou a morte de Paulo César e esclareceu que ele recebeu assistência no Pronto-Atendimento. Segundo a publicação, o servidor aguardava a estabilização do quadro de saúde para que fosse transferido a um hospital.
No momento da transferência, ele não resistiu às complicações da Covid-19 e morreu.
Veja a nota na íntegra:
“A Secretaria da Saúde lamenta o falecimento do colaborador Paulo César Leandro que atuava no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória desde de 2007.
O colaborador recebeu assistência em Pronto-Atendimento e aguardava estabilização do quadro clínico para ser transferido para um hospital de referência. Ele teve seu quadro estabilizado, no entanto, durante a sua transferência na manhã desta segunda-feira (05), ele não resistiu.
A Sesa informa que tem mantido a transparência em relação a pressão assistencial da rede de Saúde, tendo, nesta segunda-feira (05), 47 pacientes em PAs/UPAs aguardando disponibilidade de leito hospitalar na Central de Regulação – 26 há menos de 24h, 11 há mais de 24h, e 10 há mais de 48h.
Em relação a espera de UTI, a Central de Regulação registra 10 pacientes.
Central de Regulação de Urgência e Emergência do Samu 192 registra um total de 86 atendimentos para pacientes que podem ser levados para UPAs, PAs ou hospitais.
A Sesa destaca ainda que a regulação dos pacientes acontece de acordo com o quadro clínico apresentado, caso haja mudança no quadro, é necessário buscar outro perfil de vaga.”