metropoles.com

Valec: “Fundamental é saber o que está acontecendo”, diz procuradora

MPT acompanha processo de extinção e convocou reunião entre estatal, União e servidores, que temem demissões em massa com fim da empresa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Santa Rosa/Metrópoles
audiência valec
1 de 1 audiência valec - Foto: Vinicius Santa Rosa/Metrópoles

A procuradora Ana Cristina Tostes Ribeiro, do Ministério Público do Trabalho (MPT), acompanha com cautela o risco de demissões na Valec, empresa estatal de construção e operação de ferrovias no Brasil. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, já deu indícios de que o órgão será extinto, mas a medida ainda não se confirmou.

Ao Metrópoles, a procuradora ressaltou a necessidade de apurar o que tem acontecido na Valec e quais são os planos no Palácio do Planalto para a estatal. “O essencial é saber o que efetivamente está acontecendo. Os servidores estão muito apavorados”, destacou Ana Cristina. A partir da apuração, é possível o MPT abrir um inquérito civil público sobre o caso.

A falta de informações aumenta a tensão na estatal. “O que estamos sabendo é que está havendo estudos (para a extinção). Ninguém disse que efetivamente haverá a extinção, apesar de a imprensa já ter noticiado o fato”, ponderou a representante do MPT.

Na empresa, a falta de informações mais precisas resultou em medo generalizado de demissão em massa. Nesta sexta-feira (22), uma audiência pública (foto em destaque) tentou conciliar as partes, sem sucesso.

Após intensa discussão, a procuradora Ana Cristina decidiu marcar uma reunião fechada com representantes da Valec, de entidades sindicais e do governo federal. O encontro ocorrerá no Ministério da Infraestrutura, em 1º de março.

Para a procuradora, já houve avanços após o encontro. “Os servidores estavam reclamando de que não estavam sendo ouvidos e o governo federal agora vai ouví-los”, garantiu.

PDV
O governo federal pretende lançar um plano de demissão voluntária (PDV) antes de extinguir a empresa. Quem não aderir, deve ser realocado em outros órgãos ou demitido.

Em nota, o Ministério da Infraestrutura informou que ainda neste mês será apresentada a proposta final para liquidação da empresa. “Após a aprovação do Conselho do Programa de Parceria de Investimentos (CPPI), haverá um rito para transferência das atividades, ações, ativos e contratos da Valec para o Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] e outros órgãos do governo”, detalhou o texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?