metropoles.com

Servidores públicos prometem greve contra a reforma da Previdência

Funcionalismo promete manifestação em todo o país em 14 de junho. Nesta quinta (30/05/2019), sindicatos participam de atos pela educação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
Brasília(DF), 13/02/2017 – Assembleia de Professores . Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles
1 de 1 Brasília(DF), 13/02/2017 – Assembleia de Professores . Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

O governo federal enfrenta a resistência dos servidores públicos na mudança das regras para os brasileiros se aposentarem. O funcionalismo participa de atos nesta quinta-feira (30/05/2019). Eles se juntarão a professores e a estudantes em uma segunda rodada de protestos contra o contingenciamento de recursos do Ministério da Educação. Ao menos 60 sindicatos apoiam o ato.

Os sindicalistas apostam que esse é um “esquenta” para uma grande manifestação marcada para 14 de junho. Nesta data, o funcionalismo pretende costurar outras medidas contra as alterações propostas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) na Previdência. A ideia de uma greve geral tem ganhado força.

Capitaneiam o movimento a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep). Eles esperam repetir no próximo mês o mesmo efeito das manifestações de 15 de maio, quando 220 cidades receberam atos. O principal combustível para a insatisfação é que a proposta prevê uma alíquota de até 22% de contribuição para servidores públicos.

Uma das articulações dos sindicalistas é buscar apoio da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Representantes das entidades de classe pedem apoio da Igreja Católica para enfrentarem juntos a reforma da Previdência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?