metropoles.com

Servidores grevistas serão monitorados e terão desconto salarial

A regra foi criada em maio, a partir de uma instrução normativa do Ministério da Economia. A indicação é de corte de ponto automático

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna BemBom/Metrópoles
greveprofessores
1 de 1 greveprofessores - Foto: Giovanna BemBom/Metrópoles

As paralisações dos servidores públicos federais serão monitoradas pelo governo. A indicação é de corte de ponto automático de funcionário grevista.

A regra foi criada em maio, a partir de uma instrução normativa do Ministério da Economia. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmadas pelo Metrópoles. A União tem 600 mil empregados ativos.

Pelo texto, os órgãos federais devem informar o governo federal, em sistema on-line, a ocorrência de greve para que haja imediato desconto de remuneração.

“Constatada a ausência do servidor ao trabalho por motivo de paralisação decorrente do exercício do direito de greve, os órgãos e entidades integrantes do Sipec [Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal] deverão processar o desconto da remuneração correspondente”, destaca trecho da Instrução Normativa 54.

A medida afeta todos os órgãos da administração pública direta, como ministérios, agências reguladoras e até mesmo universidades, que possuem autonomia.

A regra prevê pactuação com os grevistas da compensação de horas, com a devolução dos valores. Mas isso deve ocorrer somente com a anuência do órgão central, ou seja, o Executivo é quem  autoriza a possibilidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?