metropoles.com

Servidores do Tesouro Nacional entram em greve por tempo indeterminado

Na última sexta-feira (13/5), 70% dos funcionários com cargos comissionados da instituição entregaram os cargos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Greve BB 3
1 de 1 Greve BB 3 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os servidores do Tesouro Nacional aprovaram, nesta terça-feira (17/5), greve por tempo indeterminado. A medida foi votada em assembleia da categoria durante a tarde.

A deliberação para cruzar os braços veio depois da falta de resposta por parte do governo sobre a solicitação dos funcionários, que pedem reestruturação para as carreiras de Finanças e Controle.

Na última sexta-feira (13/5), 70% dos servidores com cargos comissionados entregaram as funções. Um ofício com a decisão foi encaminhado ao secretário Paulo Fontoura Valle.

A categoria pede recomposição salarial, reestruturação de carreiras, exigência de nível superior para ingressar nos cargos da carreira e alinhamento remuneratório com carreiras correlatas do Executivo federal.

O presidente do Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle, o Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, ressaltou que o prazo legal para reajustes em ano eleitoral está próximo do fim.

“Os servidores do Tesouro Nacional aprovaram a intensificação da mobilização. Não abrimos mão de defender a nossa carreira e nossas instituições”, explicou.

Atualmente, servidores federais do Banco Central e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão em greve para pressionar o governo Jair Bolsonaro (PL) pelo reajuste prometido às categorias.

Nesta terça-feira, o mandatário afirmou que “lamenta o poder aquisitivo dos servidores públicos”, em especial o dos militares da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Lamentamos o poder aquisitivo dos servidores públicos, mas tenho certeza de que brevemente isso será recuperado. Em especial [o da] nossa Polícia Rodoviária Federal [PRF], que está nos acompanhando neste momento”, iniciou o presidente.

“Lamentamos a perda do poder aquisitivo por essas questões da política do ‘fica em casa e a economia a gente vê depois’ e também por causa de uma guerra lá fora, mas estamos voltando à normalidade”, completou.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?