metropoles.com

Servidor terá fim de semana prolongado: 2ª é ponto facultativo

Apesar do descanso extra, a legislação determina que não pode haver prejuízo da prestação dos “serviços considerados essenciais”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Esplanada dos Ministérios
1 de 1 Esplanada dos Ministérios - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O fim de semana do funcionalismo público será prolongado. Com o ponto facultativo da próxima segunda-feira (28/10/2019), em comemoração ao Dia do Servidor Público, órgãos e autarquias não terão expediente ou trabalharão em esquema de plantão, com horários reduzidos.

Apesar do descanso extra, a legislação determina que não pode haver prejuízo da prestação dos “serviços considerados essenciais”. Ao todo, o calendário prevê 10 feriados e sete pontos facultativos. As datas têm de ser respeitadas pelos órgãos públicos.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) também decretou ponto facultativo no DF na próxima segunda-feira. A decisão estava prevista por decreto de janeiro, mas foi reafirmada nesta quinta-feira (24/10/2019) no Palácio do Buriti.

A medida foi determinada em portaria publicada em dezembro do ano passado. O então ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago, hoje secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, chancelou o cronograma.

Pelas regras, as datas deverão ser observadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem comprometimento das atividades consideradas como serviços essenciais à população.

“Não será permitido aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ou postergar ponto facultativo em discordância com o que dispõe a portaria”, diz trecho do normativo.

O ano terá ainda outros cinco feriados e pontos facultativos. O próximo será no dia 2 de novembro. Contudo, o feriado de Finados cairá em um sábado. O seguinte, de 15 de novembro (Proclamação da República), será em uma sexta-feira. O fim de semana volta a ser prolongado, já que a data é um feriado nacional.

No calendário, há ainda, 24 de dezembro (véspera de natal), ponto facultativo após as 14 horas. O dia seguinte, 25 de dezembro, é feriado nacional de Natal. E 31 de dezembro, véspera de Ano-novo, é ponto facultativo depois das 14 horas.

Origem
O Dia do Servidor Público surgiu por meio do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres da categoria, em outubro de 1939.

O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, uma ano antes, em 1938.

O artigo 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?