metropoles.com

Servidor: ministério prorroga trabalho remoto até 17 de abril

Além do Ministério da Ciência e Tecnologia, a determinação é válida para todos os institutos e unidades de pesquisa federais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Esplanada dos Ministérios
1 de 1 Esplanada dos Ministérios - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em regime de trabalho remoto desde o início da pandemia de Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus, servidores do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) terão o prazo do regime estendido.

Uma portaria do chefe da pasta, o astronauta Marcos Pontes, publicada nesta sexta-feira (03/04) no Diário Oficial da União (DOU), amplia o teletrabalho até 17 de abril.

O ministro argumenta que a medida ocorre “em caráter excepcional e temporário” e que se faz necessária para a “prevenção à infecção e propagação do novo coronavírus”.

Além do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a determinação também é válida para todos os institutos e unidades de pesquisa federais.

O trabalho remoto não foi permitido para todos os servidores. Atualmente, somente os maiores de 60 anos e doentes crônicos, por exemplo, estão trabalhando de casa.

Entidades de classe e sindicatos pressionam o governo para que a medida seja estendida. A União cortou o pagamento de alguns benefícios para quem não está dando expediente nas repartições.

Descontrole
Nessa quinta-feira (02/04), o Metrópoles mostrou que o governo federal não tem controle sobre o regime de teletrabalho.

Vinte dias após editar a primeira instrução normativa para adequar o funcionamento do serviço público aos efeitos da pandemia, em 12 de março, o governo federal não sabe quantos servidores estão trabalhando de casa.

O índice é importante para o controle das atividades dos funcionários públicos, como jornada e produtividade, mas também para calcular o montante que será economizado com a suspensão no pagamento de benefícios. O governo propôs que esse valor seja repassado ao combate do coronavírus.

Segundo cálculos preliminares do Ministério da Economia, o corte pode gerar uma redução de gastos de até R$ 164 milhões aos cofres do Ministério da Economia por mês.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?