metropoles.com

Servidor: Geap reajusta plano de saúde em 12% em fevereiro

Seguradora de 465 mil pessoas destaca que valores estão de acordo com o determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Santa Rosa/Metrópoles
Geap Saúde
1 de 1 Geap Saúde - Foto: Vinicius Santa Rosa/Metrópoles

A Geap Autogestão em Saúde, plano de saúde de 465 mil pessoas, sendo a maioria servidores públicos, reajustou a mensalidade cobrada dos clientes. A maior concentração de segurados está no Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo.

A partir de fevereiro, será praticada a alta de 12,54%. Segundo a Geap, o aumento “está de acordo com a legislação vigente”, exigida pala Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Seguindo a Resolução/GEAP/CONAD nº 438, de dezembro de 2019, o índice para custeio do exercício de 2020 terá vigência, a partir de fevereiro deste ano, para os planos Geap Referência, Geap Essencial, Geap Clássico, Geap Família e Geap Saúde 1 e 2.

Em alguns casos, a parcela pode ultrapassar R$ 1,6 mil, como na modalidade Geap Família para pessoas com mais de 59 anos. Na modalidade Geap Essencial, o valor fica em R$ 1,3 mil para a mesma faixa etária.

“Como ocorre anualmente em fevereiro, a mensalidade do seu plano de saúde coletivo, contratado perante a SulAmérica Saúde pela Qualicorp – incorporadora e sucessora legal dos direitos e obrigações da Aliança em convênio com o Ministério da Economia – será reajustada”, informou a seguradora, via email, a um servidor do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O grupo justifica a alta: “É fato que, nos últimos anos, os custos com assistência médico-hospitalar têm sido superiores à inflação no Brasil e na maioria dos países, devido a fatores como frequência de utilização do plano, maior longevidade da população e ampliação de coberturas com a incorporação de novas tecnologias, entre outros”, destaca o email.

Neste ano, após a intensa negociação, foi definido o índice de 26,24%, que será aplicado à mensalidade dos servidores do Inmetro a partir de fevereiro de 2020.

Em nota técnica, a operadora destaca que as decisões sobre o reajuste foram tomadas a partir de um estudo atuarial que considera alguns fatores, entre eles: aumento expressivo das despesas médico-hospitalares em decorrência da inflação médica, que tem sido bem maior do que a indicada pelo Índice Oficial de Inflação (IPCA); ampliação do rol mínimo de procedimentos obrigatórios estabelecidos pela ANS; e a frequência de utilização das coberturas.

Disputa judicial
Em 2019, o reajuste da Geap virou caso de Justiça. Depois de muitas disputas judiciais e discussões, as associações sindicais conseguiram fazer um acordo. Ao todo, foram mais de 150 mil ações.

Os representantes dos servidores concordaram em pôr fim às ações na Justiça e, em troca, o aumento programado de 19% caiu para 9,75%. Mais de 240 mil clientes têm mais de 59 anos.

A participação do governo federal é outro ponto questionado pelos sindicatos. Os servidores contribuem com 85% da mensalidade e a União participa com 15%. O ideal, para os servidores, seria cada um arcar com 50%.

Veja íntegra da resolução da Geap que reajusta o plano de saúde: 

Reajuste Geap by Thaís Paranhos on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?