Quatro mil servidores foram expulsos por corrupção desde 2003
Ao todo, foram realizadas 247 operações de combate à corrupção no período, que identificaram desvios que somam R$ 4 bilhões
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União divulgou que cerca de 4 mil servidores foram expulsos do serviço público entre 2003 e 2016 por corrupção. Esse número representa 65% do número total de servidores expulsos (6.130) no mesmo período. As informações são do portal G1.
Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (9/12), no Dia Internacional de Combate à Corrupção. O órgão também informou que 471 funcionários foram expulsos somente neste ano.
Ao todo, foram deflagradas 247 operações de combate à corrupção no período, que identificaram o desvio de R$ 4 bilhões. De acordo com o secretário-executivo do ministério, Wagner Rosário, 67% dos casos de corrupção que foram investigados estão nas pastas da saúde e educação.“São obras inacabadas, desvios em merenda escolar, medicamentos vencidos e mal armazenados que não servem ao seu propósito”, explicou. Ele também disse que a maioria das ações ocorre em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “O baixo IDH é uma das consequências das ações de corrupção.”