metropoles.com

Policiais civis anunciam greve dia 14/12 contra Reforma da Previdência

Categoria reivindica o mesmo tratamento concedido às Forças Armadas e à Polícia Militar e aos bombeiros, que terão regras especiais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
polícia civil
1 de 1 polícia civil - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Policiais civis de todo o Brasil ameaçam entrar em greve na próxima quarta-feira (14/12) contra a Reforma da Previdência. A categoria reivindica o mesmo tratamento concedido às Forças Armadas e à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, que terão regras especiais para as aposentadorias.

Segundo a Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) a proposta enviada pelo governo Temer ao Congresso Nacional  não reconhece a profissão como “atividade de risco”, suprimindo a expressão do texto constitucional.

“Talvez isso tenha se dado porque os policiais em nenhum momento foram convidados a participar de qualquer discussão relativa à reforma da Previdência, seja no Ministério da Justiça, o que seria natural, seja em qualquer outro órgão do governo federal”, dispara Jânio Bosco Gandra, presidente da Cobrapol.

Outro ponto prejudicial, de acordo com ele, é que a reforma previdenciária eleva para 65 anos a idade mínima para aposentadoria do policial, proposta esta que desconsidera o fato de a expectativa de vida do brasileiro ter subido nos últimos anos, superando 75 anos, enquanto a expectativa de vida do policial é de 66 anos, significativamente mais baixa.

 

No Distrito Federal, o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) informou que ainda vai discutir com a categoria sobre possível adesão ao movimento e decidirá se haverá paralisação dos agentes da capital nos próximos dias.

“Estamos juntos com a Cobrapol e com todas as entidades policiais, preocupados porque fomos colocados nas regras gerais da reforma da previdência, mas trabalhamos com o diferencial do risco diário de morte. Não queremos sair da reforma, mas é preciso discutir a melhor forma, inclusive porque o governo federal já sinalizou tratamento diferenciado para as Forças Armadas e para a PM. O que queremos é tratamento único”, disse Rodrigo Franco, presidente do Sinpol.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?