metropoles.com

PL que eleva desconto previdenciário de servidor no Rio é suspenso

O aumento da contribuição previdenciária caracteriza “empréstimo compulsório” e por isso foi considerada inconstitucional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Motta/Estadão
PROTESTO SERVIDORES RJ
1 de 1 PROTESTO SERVIDORES RJ - Foto: Fábio Motta/Estadão

A Justiça do Rio suspendeu na noite desta terça-feira (8/11), a tramitação do projeto de lei 2.241/2016, que compõe o pacote encaminhado pelo governo do Estado do Rio à Assembleia Legislativa na última sexta-feira (4). Esse projeto prevê a mudança da alíquota de contribuição dos servidores, propondo que, aos ativos, a contribuição passe de 14% a 16% do salário, e aos inativos a contribuição chegaria a 30%.

Também na tarde de hoje, servidores públicos da área de segurança invadiram a Alerj e se sentaram nas cadeiras dos deputados para pedir que eles votem contra as medidas, classificadas pelos manifestantes como “pacote de maldades”.

O desembargador Custódio Tostes, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), concedeu liminar em mandado de segurança impetrado pelo deputado estadual Luiz Paulo Correa da Rocha (PSDB), líder da bancada do PSDB na Alerj e presidente da Comissão de Tributação, Controle da Arrecadação Estadual e de Fiscalização dos Tributos Estaduais da Assembleia.

Em sua petição, o deputado argumentou que o aumento da contribuição previdenciária caracteriza “empréstimo compulsório” e por isso é inconstitucional, já que só a União pode instituir esse tipo de tributo.

Em sua decisão, o desembargador não se alonga na análise do projeto de lei, mas afirma que há “aparência de inconstitucionalidade” e que “acaso algum desconto aconteça, (…) seria de difícil reparação, tendo em vista que a restituição ocorreria mediante o pagamento de precatórios”. Enquanto a liminar estiver em vigor, o projeto não pode ser colocado em discussão.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?