metropoles.com

Onyx: “Temos todo tempo do mundo” para a reforma administrativa

Dessa forma, o ministro adiou a data para o envio da proposta e garantiu que nesta semana a pauta não segue para o Legislativo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Solenidade do 13º do Bolsa Família e Recursos para obras Irmã
1 de 1 Solenidade do 13º do Bolsa Família e Recursos para obras Irmã - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse nesta quarta-feira (12/02/2020) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem todo o tempo do mundo para enviar a reforma administrativa ao Congresso.

Dessa forma, o ministro adiou a data anteriormente prevista para o envio da proposta e garantiu que, nesta semana, a pauta não segue para o Legislativo. “Continuar nesse processo de avaliação para que venha solidamente ajustada internamente”, pontuou, ao explicar a necessidade de o mandatário do país “refletir” sobre o assunto.

“O presidente está avaliando para ver como que uma eventual reforma administrativa serve o Brasil. Então, ele vai ter todo o tempo do mundo. E, por fim, o que ele decidir, eu cumpro”, enfatizou.

Hoje, a União mantém 607 mil servidores ativos. Em todas as esferas, são 12 milhões de funcionários públicos. As mudanças propostas pelo governo valerão para servidores que ingressarem no funcionalismo após a aprovação da reforma. Os atuais devem passar por adequações posteriores, mas em menor escala.

O projeto vai reestruturar as regras do funcionalismo e prevê o fim da estabilidade de futuros servidores, além do alongamento do tempo para a ascensão na carreira e redução de salários e de categorias.

Conjunto de reformas
Onyx destacou o conjunto de reformas apresentadas durante a gestão do governo Bolsonaro, como a da Previdência, e pontuou sobre o Pacto Federativo.

“Ainda temos uma reforma tributária que é importantíssima para o Brasil”, frisou, ao destacar que é “mais fácil de se encontrar consenso”, em comparação com a reforma administrativa.

Segundo o titular da Casa Civil, a simplificação dos impostos, obtida pela reforma tributária, aconteceria primeiro no âmbito federal para, depois, os governadores seguirem os passos.

“Trabalhar com os impostos federais no primeiro momento. Fazer a simplificação, a redução e a facilitação”, complementou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?