metropoles.com

Governo estuda dar reajuste a servidor federal até abril, diz ministra

Ministra Esther Dweck afirma que expectativa é conceder o reajuste até abril deste ano; negociações com categorias estão avançadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Foto colorida de visão geral da Esplanada dos Ministérios, em Brasília
1 de 1 Foto colorida de visão geral da Esplanada dos Ministérios, em Brasília - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou, nesta segunda-feira (13/2), que o governo federal deve concluir nas próximas semanas as negociações pelo reajuste salarial dos servidores federais.

A expectativa é de que o aumento nos vencimentos seja concedido até abril deste ano, conforme defendido pela titular da pasta ao jornal Folha de S.Paulo.

Segundo a ministra, a previsão é de que o reajuste concedido seja de até 9%, a depender da decisão sobre o ajuste do auxílio-alimentação. “Os servidores merecem algum reajuste, mas dificilmente será para compensar toda essa perda”, disse Esther.

Mesmo com o reajuste, o valor ficará abaixo do desejado pela categoria para compensar a defasagem registrada do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Negociações começaram em janeiro

Ao final de janeiro, o Executivo federal iniciou as tratativas para a concessão dos reajustes salariais às carreiras do serviço público. Desde então, são realizadas reuniões entre ministros e representantes das categorias que serão beneficiadas.

Os salários estão congelados há seis anos. Ao longo da pandemia de Covid-19, uma lei manteve os vencimentos de 2020 e 2021, mas havia categorias sem reajustes desde 2017.

Os recursos para o reajuste dos servidores do Executivo já estão aprovados na Lei Orçamentária de 2023 (LOA 23), não gerando novos gastos, além dos já previstos, para o governo federal.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?