metropoles.com

Governo cria “escritório do legado olímpico” e exonera servidores

As mudanças, segundo o decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), serão temporárias e valerão até junho de 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br
ParqueOlimpico
1 de 1 ParqueOlimpico - Foto: Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br

O governo federal criou nesta quinta-feira (05/12/2019) o Escritório de Governança do Legado Olímpico. Com a nova estrutura, servidores comissionados foram exonerados, transferidos entre ministérios e alguns perderam cargos.

As mudanças, segundo o decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), serão temporárias e valerão até junho de 2020. O texto é assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pelos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Cidadania, Osmar Terra.

Na prática, foram remanejados 27 cargos DAS da Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia para o da Cidadania.

Além disso, o governo extinguiu quatro cargos de Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE) e transformou nove do mesmo tipo em postos inferiores.

O decreto determina que os cargos e as funções serão destinados às atividades do Escritório de Governança do Legado Olímpico, estrutura que será ligada ao Ministério da Cidadania e funcionará na cidade do Rio de Janeiro.

“Encerrado o prazo estabelecido, os cargos e as funções serão restituídos à Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e os seus ocupantes ficarão automaticamente exonerados ou dispensados”, destaca trecho do texto.

O grupo deverá administrar os bens e as instalações do legado olímpico; viabilizar a adequação, a manutenção e a utilização das instalações esportivas olímpicas e paraolímpicas; e formular e implementar o planejamento estratégico, financeiro e orçamentário relativo à utilização dos bens e das instalações.

O governo ancora as mudanças na necessidade de “estabelecer parcerias com a iniciativa privada para a execução de empreendimentos de infraestrutura destinados à melhoria, à exploração comercial e ao uso das instalações esportivas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?