metropoles.com

Extinta, Embratur terá servidores exonerados e remanejados

Presidente Jair Bolsonaro extinguiu a Embratur por meio da Medida Provisória Nº 907. Nova agência funcionará como serviço social autônomo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ministério minas e energia / ministério do turismo - Metrópoles
1 de 1 Ministério minas e energia / ministério do turismo - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Com a extinção do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), nesta quarta-feira (27/11/2019), servidores do quadro do órgão serão exonerados e remanejados entre os ministérios da Economia e do Turismo.

Na prática todos os cargos em comissão e funções de confiança da Embratur irão para o Ministério da Economia. Com isso, quem ocupa hoje esses postos será automaticamente exonerado. Já os servidores efetivos serão redistribuídos para o Ministério do Turismo, podendo ser cedidos à nova estrutura da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) extinguiu a Embratur por meio da Medida Provisória Nº 907. A nova estrutura funcionará como serviço social autônomo — nos moldes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) — e terá aumento de orçamento.

Segundo o mais recente balanço do Portal da Transparência, organizado pela Controladoria Geral da União (CGU), a antiga Embratur conta com 150 servidores, entre efetivos e comissionados.

Ligado ao Ministério do Turismo, o órgão extinto abrigava 78 cargos efetivos, 40 comissionados (servidores da administração pública), 24 cargos em comissão ocupados por pessoas sem vínculo com administração pública e oito vagas não especificadas pela CGU. Nove funcionários estão afastados, cedidos a outros órgãos ou de licença.

Avaliação de desempenho
Os servidores que irão trabalhar na nova Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo serão submetidos a avaliação de desempenho individual. Aqueles que tiveram pontuação inferior a 50% da nota máxima, será imediatamente submetido a processo de capacitação ou de análise da adequação funcional.

Por outro lado, fica instituída a Gratificação de Desempenho de Atividade da Embratur, que será paga a servidores que alcançarem metas de desempenho individual e do alcance das metas de desempenho institucional do órgão.

O Metrópoles questionou os ministérios da Economia e Turismo para saber como a transferência ocorrerá, quantos cargos o novo órgão terá e como será a distribuição, mas não obteve retorno. O espaço continua aberto a manifestações.

Entenda o caso
A Embratur deu lugar à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. A antiga Embratur funcionava ligada ao Ministério do Turismo e existia há 52 anos. A nova estrutura será uma agência, que funcionará como serviço social autônomo.

“Compete à Embratur formular, implementar e executar as ações de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos do país no exterior; realizar, promover, organizar, participar e patrocinar eventos relacionados com a promoção e o apoio à comercialização da oferta turística brasileira para o mercado externo no país e no exterior”, determina a MP.

O objetivo do governo é que 12 milhões de visitantes de fora venham ao Brasil em 2022, ante 6,5 milhões em 2018, com a receita por eles gerada passando de US$ 6,5 bilhões para US$ 19 bilhões de dólares no mesmo período.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?