Dia da Consciência Negra não será ponto facultativo no governo federal
Comemorado no dia 20 de novembro, a data reflexão sobre igualdade racial não consta entre os dias sem trabalho para funcionário da União
atualizado
Compartilhar notícia
O Dia da Consciência Negra, comemorado neste dia 20 de novembro, não será de ponto facultativo para servidores federais.
De acordo com portaria a portaria Nº 679, de 30 de dezembro, em vigor, o cronograma de feriados nacionais e pontos facultativos no ano de 2020 não contempla essa data.
A data nunca foi feriado no plano federal, embora tenha sido oficializada no governo de Dilma Rousseff como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Ela é comemorada com feriado em vários estados, entre eles Alagoas e Rio de Janeiro.
Nesse ano, pela primeira vez, o governo do Distrito Federal também decidiu adotar ponto facultativo para seus funcionários.
O dia homenageia o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada pelas tropas coloniais brasileiras, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares.
Em 2003, o Dia da Consciência Negra entrou no calendário escolar com a lei que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas.