metropoles.com

Coronavírus: sem sintoma, servidor que viajou terá de se afastar

Governo editou novas regras para o funcionalismo público nesta segunda. Após deslocamentos, funcionário ficará 7 dias longe do trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério da Economia atualizou as regras de controle do coronavírus que afetam o funcionalismo público. Agora, mesmo sem sintomas, os servidores que realizarem viagens internacionais deverão trabalhar de casa por sete dias.

A norma foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (16/03). A instrução normativa foi assinada pelo secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart.

“Os servidores e empregados públicos que realizarem viagens internacionais, a serviço ou privada, ainda que não apresentem sintomas associados ao coronavírus (Covid-19), conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, deverão executar suas atividades remotamente até o sétimo dia contado da data do seu retorno ao país”, destaca o documento.

Na última sexta-feira (13/03), o ministério já havia editado medidas de contenção. Até então, quem fizesse qualquer viagem internacional, a serviço ou de forma particular, ou para locais onde ocorre a transmissão, e tivesse sintomas se ausentaria das atividades por 14 dias.

Quando o trabalho não puder ser realizado em casa, o servidor terá a frequência abonada pela chefia imediata, segundo o documento. Ou seja, não trabalhará.

Entre as medidas, está a recomendação de se reavaliar viagens internacionais e suspender a realização de eventos e reuniões com grande volume de pessoas. Além disso, abona a frequência de servidores doentes e adota o recebimento de atestado médico por meio digital.

A norma não proíbe, mas pede que viagens oficiais, sobretudo as internacionais, sejam “reavaliadas criteriosamente” enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?