metropoles.com

Contra fraudes no INSS, comissão vai monitorar servidores

A autarquia responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões anunciou, nesta quarta-feira, que criará uma estratégia de integridade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
INSS
1 de 1 INSS - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Para coibir falhas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implantará uma série de mecanismos de segurança e controle no órgão. Nesta quarta-feira (11/12/2019), a autarquia responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões anunciou que criará uma estratégia de integridade.

As mudanças fazem parte da implantação do Sistema de Governança do INSS. O principal objetivo é diminuir fraudes nos benefícios. A ferramenta atende a diretrizes de um decreto editado em novembro de 2017.

Uma comissão ética vai monitorar a atuação de servidores. Serão cobrados transparência nos processos, capacitação, meritocracia na ocupação dos cargos e dilemas éticos.

O presidente do INSS, Renato Vieira, salientou que as medidas vão fortalecer a prevenção e repressão de irregularidades. “O programa precisa ser internalizado por todos, mas começa pela diretoria e pelos servidores”, avaliou.

De acordo com estimativa do Tribunal de Contas da União (TCU), de 11% a 30% dos pagamentos de 2017 do INSS foram indevidos — seja por erro ou por fraude.

O sistema abrange todas as unidade do INSS no país e áreas de atuação do órgão, da identificação de um pedido de aposentadoria fraudulenta até processos de licitação e compra.

Segundo o presidente, essas medidas aperfeiçoarão o cadastro dos beneficiários da Previdência social, além de agilizar a apuração de irregularidades.

Órgãos como a Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério da Economia e Banco Central colaboraram com a criação do programa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?