metropoles.com

Comissão da MP que adia reajuste de servidor tem abertura cancelada

Segundo o governo, se aprovado pelo Congresso Nacional, o congelamento dos aumentos deve gerar uma economia de R$ 4,7 bilhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
1 de 1 Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil - Foto: null

Por falta de quórum, foi cancelada a reunião para a instalação da Comissão Mista que vai analisar a Medida Provisória 849/2018, que adia de 2019 para 2020 a última parcela do aumento de salário concedido em 2017 a dezenas de carreiras do funcionalismo público. A reunião, que estava marcada para esta segunda-feira (12), foi remarcada para esta terça (13).

Na pauta dos trabalhos da Comissão, está a escolha do presidente e do relator da proposta, que deverá ser analisada tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

Ela foi editada pelo presidente Michel Temer em 3 de setembro e é tida como uma das propostas em tramitação no Congresso para ajudar no reequilíbrio das contas públicas. Segundo o governo, se aprovado pelo Congresso Nacional, o adiamento dos aumentos deve gerar uma economia de R$ 4,7 bilhões.

Em parecer encaminhado na última quinta (8) ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), informou ser possível a suspensão, devido a uma irregularidade em sua edição, da MP 849.

Segundo análise da Advocacia-Geral do Senado, informou Eunício, a MP 849 “guarda similaridade” com a MP 805, “atraindo a incidência” do parágrafo 10 do Artigo 62 da Constituição, segundo o qual “é vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo”.

A MP é alvo de ao menos quatro ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) propostas por entidades de servidores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?