metropoles.com

Caixa Econômica tem déficit de 20 mil servidores, diz associação

De acordo com estudo do Dieese encomendado pela Fenae, cada bancário atende a mais de 1,7 mil clientes em 3 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bandeiras hasteadas a meio-mastro na Caixa Ecônomica, em sinal de luto a funcionário encontrado morto no prédio concurso - Metrópoles
1 de 1 Bandeiras hasteadas a meio-mastro na Caixa Ecônomica, em sinal de luto a funcionário encontrado morto no prédio concurso - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em meio ao anúncio de uma nova convocação de 500 aprovados no concurso da Caixa Econômica Federal (CEF), a Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa (Fenae) alerta que o déficit nos quadros da estatal pode ser muito maior.

Estudo encomendado pela Fenae ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que o atual déficit está em 20 mil funcionários. Além disso, cada bancário foi responsável por atender, em média, 1,7 mil clientes no período do estudo, de 2018 a 2021.

Enquanto a estatal perdeu 14.866 postos de trabalho de 2015 a 2020, de acordo com o Dieese. Também houve aumento de 65% na quantidade de clientes atendidos por cada servidor: de 1.070 para 1.775.

Coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e diretor de Administração e Finanças da Fenae, Clotário Cardoso aponta que o aumento na quantidade de clientes e contas tem sido contrário à redução drástica de servidores. “Isso causa superlotação em agências, sobrecarga de trabalho e adoecimento de empregados, prejudicando, inclusive, o atendimento à população”, explica.

A autorização do Ministério da Economia para aumentar o quatro de pessoal da CEF foi concedida há quase um ano, pela publicação de portaria da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), em 19 de agosto passado. O texto aumenta a quantidade de aprovados de 84.544 para 87.544: três mil novos postos.

“A Caixa deveria, no mínimo, completar o quadro de pessoal autorizado [87.544 empregados] e repor os desligamentos ocorridos”, argumenta Sergio Takemoto, presidente da Fenae, que inclui também, no cálculo, as baixas com aposentadorias, demissões ou mortes.

Procurada pela reportagem, a Caixa Econômica Federal ainda não se pronunciou. O espaço continua aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?