metropoles.com

Aprovada rapidamente na Câmara, PEC paralela “adormece” no Senado

No Senado, onde chegou inicialmente, foi aprovada rapidamente. A data da votação em segundo turno foi 19 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Criada como contrapartida para a exclusão de estados e municípios da reforma da Previdência, a chamada “PEC paralela” (Proposta de Emenda à Constituição 133/2019) reinseria os entes federados nas novas regras.

No Senado, onde chegou inicialmente, foi aprovada rapidamente. A data da votação em segundo turno foi 19 de novembro. Desde então, quando foi encaminhado à Câmara, o texto “adormeceu” e sequer foi apreciado.

O objetivo principal do texto é permitir que estados e municípios tenham, em seus regimes de Previdência, as mesmas regras definidas pela União para a aposentadoria dos servidores federais, como idade mínima e tempo de contribuição.

Na época, a aprovação da PEC foi comemorada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que agradeceu aos senadores, em especial o relator Tasso Jereissati (PSDB-CE), a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senadora Simone Tebet (MDB-MS).

“Eu tenho certeza que os senadores entregam para a Câmara dos Deputados uma resposta do Senado ao equilíbrio fiscal da União, estados e municípios”, disse Davi.

Seu correligionário Rodrigo Maia (DEM-RJ), porém, não deu a mesma celeridade ao projeto. Há mais de três meses na sua gaveta, o texto segue sem apreciação e o regime elaborado pela equipe de Paulo Guedes, ministro da Economia, continua valendo apenas para os servidores federais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?