metropoles.com

Serviços on-line da Caixa têm instabilidade no 1º dia de saque do FGTS

Banco disse que serviços “estão operando com normalidade”. Nesta quarta, 3,9 milhões de pessoas poderão sacar até R$ 1 mil de suas contas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
foto mostra uma pessoa segurando um celular com a tela aberta no aplicativo do FGTS
1 de 1 foto mostra uma pessoa segurando um celular com a tela aberta no aplicativo do FGTS - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

No primeiro dia do saque extraordinário de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que teve início nesta quarta-feira (20/4), os trabalhadores enfrentaram dificuldades para acessar o sistema da Caixa Econômica Federal. 

Nessa primeira fase, aproximadamente 3,9 milhões de trabalhadores poderão desembolsar o valor. O aplicativo e o site do FGTS, no entanto, apresentaram algumas instabilidades. 

Entre as reclamações dos usuários, estão a demora no carregamento do sistema e o redirecionamento para uma espécie de “sala de espera virtual”, com um horário previsto de atendimento. 

Além disso, o aplicativo Caixa Tem, que concentra as contas bancárias abertas em nome dos trabalhadores que receberão o dinheiro, também tem registrado demora para carregar. 

Em nota, a Caixa disse que os aplicativos Caixa Tem e FGTS “estão operando em normalidade” e que o calendário de pagamentos aumentou o número de consultas aos serviços do banco. A instituição ressaltou que o funcionamento dos aplicativos está normal e não foi comprometido. 

Operações realizadas

Até as 10h desta quarta, foram feitos mais de 31 milhões de operações por meio do Caixa Tem. No aplicativo do FGTS, mais de 2,6 milhões de usuários realizaram consultas.

Segundo a Caixa, devido ao volume de acesso às plataformas, o usuário pode ser direcionado para uma fila de espera momentânea, com o objetivo de garantir o acesso aos serviços.

Como funciona o pagamento do FGTS?

O calendário de saques foi estabelecido conforme o mês de nascimento do cidadão. Nesta quarta, o pagamento será para nascidos em janeiro. No entanto, uma nova rodada de saques será liberada a cada 10 dias.

O cronograma de pagamentos termina em junho, com a liberação do benefício para nascidos em dezembro. Veja abaixo:

2 imagens
Calendário do Saque Extraordinário do FGTS
1 de 2

Calendário do Saque Extraordinário do FGTS

Caixa Econômica Federal/Reprodução
2 de 2

Calendário do Saque Extraordinário do FGTS

Caixa Econômica Federal/Reprodução

Se o beneficiário tiver mais de uma conta do FGTS, o saque será feito primeiramente nas contas relativas a contratos de trabalho extintos, começando por aquela que tiver o menor saldo. Depois, ficará disponível nas demais contas vinculadas.

Segundo a Caixa, não estarão disponíveis para saque os valores bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do saque aniversário, por exemplo.

Para saber se você tem direito ao saque e descobrir a data do crédito, basta acessar o site da Caixa por meio deste link. Caso não queira receber o valor, o trabalhador deve acessar o aplicativo FGTS ou ir até uma agência bancária para informar que não quer sacar a quantia.

Como resgatar o dinheiro?

O valor será creditado em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores, que podem ter acesso à ela por meio do aplicativo Caixa Tem.

“Após o crédito dos valores, já será possível pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos, além de fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos pagando com o QR code nas maquininhas”, informou a instituição.

Também será possível transferir a quantia para outras contas, seja da Caixa ou dos demais bancos, além de realizar transações via Pix e saques em terminais de autoatendimento ou casas lotéricas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?