metropoles.com

Sérgio Camargo critica Mano Brown e reclama da linguagem do rap

Presidente da Fundação Palmares usou as redes sociais para, mais uma vez, atacar artistas negros e reclamar de críticas: “Afromimizentos”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
mano brown
1 de 1 mano brown - Foto: Reprodução

Desde que assumiu a presidência da Fundação Cultural Palmares – um dos mais importantes órgãos de promoção e preservação da cultura negra e afro-brasileira –, Sérgio Camargo coleciona frases e posicionamentos, no mínimo, polêmicos. Desta vez, o jornalista usou as redes sociais para criticar o rapper Mano Brown e as linguagens do rap e do funk.

O presidente da Fundação Palmares acusou grupos de forçarem pessoas pretas a “falar português ruim e usar ‘mano’ em todas as frases”, além de culpar o rap e o funk por isso. “Alguns ‘grupos’ acham que pretos têm que falar português ruim e usar ‘mano’ em todas as frases. Tal ‘cultura’ é reforçada nas letras do rap e do funk. A norma culta não é incompatível com a pele negra. Quem pensa dessa forma é um racista; pretos que se submetem, escravos”, afirmou o jornalista em publicação no Twitter, na tarde desta quinta-feira (18/11).

Camargo ainda criticou a ascensão da cultura do rap no país e alfinetou Mano Brown, um dos maiores rappers da história do Brasil. “Num futuro próximo, o português escorreito de Machado de Assis será visto como um insulto aos manos, preconceito elitista e opressão burguesa. Nesse dia, Mano Brown será eleito imortal e ocupará uma cadeira na Academia Brasileira de Letras”, reclamou.

Ele continuou, e mostrou não gostar da valorização e do reconhecimento cultural que o rap conquistou no Brasil nos últimos anos, como o caso de alguns vestibulares que já cobraram letras do Racionais MC’s ao lado de questões sobre clássicos como Camões. Aproveitando o momento, o presidente da Palmares mandou um recado para pessoas que criticaram seu posicionamento: “Afromimizentos, dia 20 vocês terão consciência. Mas não fiquem animadinhos. Será só por um dia”, disse se referindo ao Enem 2021.

Após a repercussão negativa de suas falas, Sérgio insinuou que o líder dos Racionais MC’s se tornou uma espécie de intocável para parte de grupos progressistas. “Agora temos a figura do artista preto perfeito e intocável. Qualquer crítica ou reparo às besteiras que falam o tempo todo são tachados de ofensa a todos os pretos do Brasil. Só faltou combinar comigo.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?