metropoles.com

Sensação de insegurança em escolas no Brasil é maior que média mundial

Segundo dados do Pisa, o programa internacional de avaliação de estudantes, 10% dos brasileiros têm sensação de insegurança nas escolas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Youtube
estudante byllying insegurança
1 de 1 estudante byllying insegurança - Foto: Reprodução / Youtube

A sensação de insegurança dentro das escolas atinge 10% dos estudantes brasileiros, número maior que a média do restante dos estudantes globais. Os dados são do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022, divulgados na manhã desta terça-feira (5/12) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Cerca de 10% dos estudantes brasileiros afirmam não se sentirem seguros nas salas de aula da escola no Brasil, em comparação com uma taxa de 7% como média global.

Fora dos espaços de sala de aula (em corredores, por exemplo), o número chega a 13%, contra 10% como média mundial.

Além disso, o percurso até a escola pode ser mais perigoso: 19% dos estudantes afirmaram que não se sentem seguros no caminho até a escola, em contraste com a média global de 8%.

Há ainda,a informação de que 9% dos brasileiros (22% de meninas e 26% dos meninos) são vítimas de bullying algumas vezes no mês, taxa superior à média global, de 7% em 2022.

Contexto brasileiro de insegurança nas escolas

Por ter um acesso mais restrito às armas de fogo, o Brasil não costuma registrar atentados massivos contra civis. Contudo, o país possui a particularidade de registrar atentados contra instituições de ensino – que pode ser um dos fatores que impactam a sensação de insegurança dos estudantes.

De 2001 para cá, foram 32 ataques armados a escolas – a maior parte deles (56,25%) ocorrendo entre 2022 e este ano, e 80% dessas instituições de ensino eram públicas. Os dados são da pesquisa da Universidade de Campinas, liderado por Telma Vinha e equipe para a associação sem fins lucrativos D3e e B3 Social.

Se você suspeita de quaisquer atentados à sua escola, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) possui um canal de denúncia, criado em parceria com a SaferNet Brasil, que faz parte do programa Escola Segura. Em caso de emergências, disque 190 ou recorra à polícia mais próxima.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?