Senadores vão a Sergipe para investigação sobre “câmara de gás” da PRF
Viagem do grupo de senadores da Comissão de Direitos Humanos está marcada para acontecer nos dias 13 e 14 de junho
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (1º/6), requerimento que solicita a ida de parlamentares às cidades de Aracajú e Umbaúba, em Sergipe. A iniciativa tem o objetivo de acompanhar as investigações em torno da morte de Genivaldo de Jesus Santos, 38 anos, durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal.
No pedido, o autor do requerimento, senador Humberto Costa (PT-PE), salientou que a morte foi ocasionada por “uma ação extremamente violenta, totalmente desumana e desproporcional”.
Na semana passada, Genivaldo foi abordado pelos agentes da PRF em Umbaúba, porque conduzia uma moto sem capacete. Policiais colocaram o homem dentro do porta-malas da viatura, onde também jogaram gás lacrimogêneo. De acordo com laudo médico, o homem morreu por asfixia.
O senador Humberto Costa defendeu a aprovação de um projeto de lei que prevê o pagamento de uma indenização no valor de R$ 1 milhão à Maria Fabiana dos Santos, viúva de Genivaldo, e a concessão de pensão vitalícia no valor de um salário mínimo.
“Isso certamente não vai trazer de volta a vida de Genivaldo, mas vai minimizar o sofrimento desta família”, apontou Humberto.
De acordo com o senador, o grupo da CDH vai acompanhar as investigações sobre o caso e fiscalizar as providências adotadas pelas autoridades responsáveis.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.