Senadores reagem após Bolsonaro chamar jornalista de “quadrúpede”
Daniela Lima, da CNN, vem sendo alvo da militância bolsonarista nas redes sociais. Senadores da CPI se solidarizaram com a profissional
atualizado
Compartilhar notícia
Em conversa com apoiadores na noite de terça-feira (1º/6), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou a jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil, de “quadrúpede”.
Apoiadores questionaram o mandatário sobre uma fala, retirada de contexto e editada, proferida pela âncora da CNN 360º.
“’Infelizmente, somos obrigados a dar uma boa notícia, mas não é tão boa assim, não’. É uma quadrúpede. Afinal de contas, vocês sabem de quem ela foi eleitora no passado, de outra [quadrúpede] do mesmo gênero”, afirmou Bolsonaro, na interação com apoiadores, no jardim do Palácio da Alvorada. O chefe do Executivo federal não citou o nome da jornalista.
Nesta quarta-feira (2/6), logo na abertura na reunião da CPI da Covid, senadores se solidarizaram com a jornalista pelos ataques recebidos.
O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou: “Causa espanto ocorrerem, nesta Comissão, reivindicações de urbanidade e não ter tido, no começo do dia, uma manifestação de solidariedade a quem exerce a imprensa livre, a quem exerce um dos pilares da democracia; a uma mulher, jornalista, que exerce uma das funções centrais em um Estado democrático de direito, que é fiscalizar todos nós. Às vezes, há um sentimento de que há uma espécie de memória seletiva de a quem se solidarizar”.
“Quero, inclusive, me solidarizar com a jornalista Daniela Lima, que foi vítima dessa grosseria desse cidadão que ocupa – espero eu que muito rapidamente – o cargo de presidente da República”, disse o senador Humberto Costa (PT-PE).
Entenda
Durante a edição da última quarta-feira (26/5) do programa CNN 360º, a jornalista apresentou os dados sobre a geração de empregos no país – que, segundo os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), teve 120.935 vagas de trabalho com carteira assinada em abril.
Apesar de positivo, o índice foi o menor de 2021. A jornalista, então, falou: “Não saia daí, porque agora, infelizmente, a gente vai falar de notícia boa, mas com valores não tão expressivos”.
Diversos colegas saíram em solidariedade à jornalista, que vem sido alvo recorrente da militância bolsonarista nas redes sociais.
A conversa de Bolsonaro com apoiadores foi registrada por um canal no YouTube simpático ao presidente.