metropoles.com

Senadores preparam PEC para acelerar trâmite das medidas provisórias

No Congresso, há uma disputa pela comissão mista que antecipa a votação das medidas provisórias em plenário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Cid Gomes
1 de 1 Cid Gomes - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

Parlamentares do Senado Federal preparam uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece mudanças no rito de tramitação de medidas provisórias no Congresso Nacional. O trâmite previsto no regimento interno do Legislativo foi alterado durante o agravamento da pandemia e, agora, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, e Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, ainda buscam um acordo para retomar as comissões mistas.

A Constituição Federal determina que as comissões formadas por deputados e senadores votem previamente as MPs antes de serem encaminhadas para os plenários. Mas, em razão da crise sanitária, as MPs são submetidas diretamente ao crivo dos parlamentares em plenário.

A PEC apresentada nesta terça-feira (21/3) pelo senador Cid Gomes (PDT-CE, foto em destaque) propõe que as medidas provisórias sejam revezadas entre Câmara e Senado. Atualmente, após apreciação nas comissões mistas, é na Câmara que se iniciam as discussões.

O texto deve ser relatado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) e possui apoio de líderes da base do Congresso no Senado.

Com o fim da emergência sanitária, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assinou um ato, no início deste mês, para a retomada do funcionamento desses colegiados. Do outro lado, Arthur Lira defende dar continuidade ao trâmite adotado na pandemia e acabar com as comissões mistas.

Para que a validação do documento assinado por Pacheco tenha efeito no Congresso, também é necessário o aval de Lira, que ainda não o fez. Até que isso aconteça, o rito abreviado das MPs segue valendo.

A possibilidade uma PEC já era apoiada por Lira, que, recentemente, em entrevista à GloboNews, defendeu a alternância no modelo atual: “Modifica-se a Constituição, faz-se nova resolução, e as MPs seguem nesse rito mais democrático, mais amplo, com a alternância [nas Casas], umas começarão na Câmara, outras no Senado, sem nenhum tipo de crise”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?