metropoles.com

Senadores não têm pressa para sabatina de Gabriel Galípolo

Presidente Lula indicou o economista Gabriel Galípolo para presidir o Banco Central, após a saída de Campos Neto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal, não estão com pressa para pautar a sabatina do economista Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidir o Banco Central (BC). A expectativa é de que as tratativas a respeito da sabatina levem em torno de 20 a 30 dias.

Gabriel Galípolo atualmente é diretor de Política Monetária do Banco Central, mas já compôs a equipe do Ministério da Fazenda, como secretário-executivo do ministro Fernando Haddad.

O Metrópoles apurou que o governo espera que a sabatina de Galípolo ocorra na semana de 10 de setembro. No entanto, os senadores da CAE querem mais tempo para avaliar a questão.

Apesar disso, a sabatina pode ser pautada caso haja algum pedido a respeito do tema por parte do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). No entanto, não há uma data definida para arguição de Gabriel Galípolo.

A expectativa é de que as conversas em relação ao tema avancem na próxima semana.

Presidência do Banco Central

Atualmente, o Banco Central é presidido por Roberto Campos Neto, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e que é alvo constante de críticas pelo presidente Lula e membros do Partido dos Trabalhadores (PT).

Para o petista, o percentual da taxa básica de juros, a Selic, deve melhorar após a saída de Campos Neto. O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, definiu na reunião de junho a manutenção da Selic em 10,5% ao ano.

Com a indicação de Lula, Gabriel Galípolo deverá ser sabatinado na Comissão de Assuntos Econômicos e a indicação votada na comissão e, depois, seguir para apreciação no plenário do Senado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?