metropoles.com

Senadores defendem debate sobre extinção do Perse via projeto de lei

Parlamentares se mobilizaram durante uma sessão especial, no plenário do Senado, para debater a extinção do Perse

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geraldo Magela/Agência Senado
Plenário do Senado Federal durante sessão de debates temáticos para debater os impactos que a extinção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) pode causar no setor hoteleiro. Em discurso, à tribuna, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Mesa: presidente e requerente desta sessão, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB); secretário desta sessão; advogado e representante da Associação Brasileira de Resorts - Resorts Brasil, Thiago de Mattos Marques; diretor-executivo da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira, Leonardo Volpatti. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
1 de 1 Plenário do Senado Federal durante sessão de debates temáticos para debater os impactos que a extinção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) pode causar no setor hoteleiro. Em discurso, à tribuna, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Mesa: presidente e requerente desta sessão, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB); secretário desta sessão; advogado e representante da Associação Brasileira de Resorts - Resorts Brasil, Thiago de Mattos Marques; diretor-executivo da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira, Leonardo Volpatti. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Senadores de oposição e do Centrão defenderam, nesta terça-feira (5/3), a manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que tem extinção prevista pelo governo federal a partir de abril.

Os parlamentares se mobilizaram durante uma sessão especial para debater o programa. O evento contou com a participação de representantes dos setores de eventos, hotéis e turismo.

O Perse foi criado em 2021, durante e a gestão de de Jair Bolsonaro (PL), para compensar a suspensão de eventos causada pela a pandemia de Covid-19. O programa prevê isenção de alíquotas de impostos federais para empresas do setor até dezembro de 2026.

Além dos benefícios fiscais, o programa inclui ainda renegociação de dívidas e concessão de empréstimos.

A Medida Provisória (MP) 1202/23, editada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prevê o fim dos benefícios concedidos pelo programa. Senadores da oposição e do Centrão pregaram diálogo com o governo para reconsiderar a extinção.

“Era para o governo Lula enviando alguma coisa para cá, para prorrogar o Perse até infinitamente. Não dá para concordar com um governo que só pensa em arrecadar a todo custo, aumentando imposto”, afirmou Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Debate com o governo sobre o Perse

O programa também foi defendido pelo senador Efraim Filho (União-PB), presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços. O senador afirmou que a extinção do programa gera “insegurança jurídica” e interrupção de empregos. Ele defendeu que o assunto seja discutido por meio de projeto de lei.

“A defesa que fazemos, tal qual conseguimos com a desoneração da folha de pagamento, é que o Perse possa ser apreciado em um PL apartado, não numa medida provisória, que é uma imposição de agenda, mas num PL que permita debate de ideias, discussão e votos para ser aprovado”, defendeu.

Nesta terça, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa da reunião do colégio de líderes da Câmara dos Deputados. Entre os itens da pauta, está a defesa do fim do Perse, com a apresentação de dados da Receita Federal, e outras medidas econômicas importantes para o governo federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?