Senadores cobram explicações da visita de Chico Rodrigues aos Yanomami
O parlamentar Chico Rodrigues foi até os Yanomami na última segunda-feira (20/2). Senadores questionam se vista ou “irregular”
atualizado
Compartilhar notícia
Parlamentares do Senado Federal protocolaram um pedido de explicações do presidente da comissão externa que acompanha a crise humanitária envolvendo o povo indígena Yanomami, senador Chico Rodrigues (PSB-RR).
Assinado pelos senadores Eliziane Gama (PSD-MA) e Humberto Costa (PT-PE), o documento cobra a conduta de Rodrigues por uma visita “irregular” às terras indígenas.
Rodrigues desembarcou no território na última segunda-feira (20/2) de Carnaval, sem os demais integrantes do grupo de senadores que acompanha a crise Yanomami.
O documento, protocolado na quinta-feira (23/2), questiona se a visita cumpriu os critérios estabelecidos pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
Além de pedir maiores informações sobre o objetivos da visita e a respeito das atividades realizadas durante a estadia.
Os senadores ainda requerem sobre a comunicação formal à Funai da visita.
“[Solicitamos] A apresentação de um relatório detalhado da visita “in loco”, contendo custos e ônus da missão, causas para a realização da visita antes da aprovação do Plano de Trabalho, motivação da ausência de comunicado em tempo hábil e anterior a visita realizada no dia 20/02/2023”, escreve o ofício.
Manifestações
A ida de Chico Rodrigues ao território aconteceu após a manifestações contrárias de instituições indígenas à sua participação e de demais parlamentares de Roraima nos trabalhos da comissão. O senador fez uso de um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), e visitou o pelotão do Exército e o posto de Surucucu.
Também o Ministério Público Federal em Roraima cobrou explicações de Chico sobre a visita.
O pedido pretende “identificar os objetivos e atividades da referida Comissão Temporária Externa na Terra Indígena Yanomami, na perspectiva da defesa dos povos que habitam a TI Yanomami.”
Chico Rodrigues terá 10 dias para se manifestar.
A visita foi compartilhada pelo parlamentar nas redes sociais:
Como presidente da Comissão Externa para Acompanhar a Situação dos Yanomamis e a Saída dos Garimpeiros, visitei a área para analisar de perto a evolução da situação.
Em Surucucu, estive no pelotão do Exército e sobrevoei áreas com presença de garimpos.#yanomami #SenadoFederal pic.twitter.com/7pFRtCxUqx
— Chico Rodrigues (@senadorchico) February 21, 2023